Ação Cidadã integrada acolhe pessoas em situação de rua com cuidado, escuta e dignidade

Publicado em: 22 de julho de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
Ação Cidadã integrada acolhe pessoas em situação de rua com cuidado, escuta e dignidade

Com escuta sensível, cuidados em saúde e atendimento social, a Prefeitura de Aracruz promoveu na manhã desta terça-feira (22) mais uma Ação Cidadã integrada voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Realizada na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro, a iniciativa reuniu equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semds) e de Saúde (Semsa), que ofereceram diversos serviços essenciais com foco na dignidade e na reconstrução de vínculos.

A Ação Cidadã foi realizada com o objetivo de promover o acesso articulado às políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, por meio da oferta de diversos serviços intersetoriais.

No total, 22 pessoas foram atendidas com acompanhamento psicossocial, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe, corte de cabelo e barba, além de orientações e encaminhamentos sociais, como apoio para emissão de passagens, retorno ao convívio familiar, encaminhamento para o mercado de trabalho, abordagem com triagem e cadastro, entre outros serviços. A ação contou ainda com o suporte da médica psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), das equipes do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Educacional do Espírito Santo (Ippes)/Lar da Esperança e da Unidade Básica de Saúde do Jequitibá (CSA).

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, destacou que ações como essa reforçam um trabalho contínuo e humanizado. “Nossas equipes atuam diariamente nas ruas, promovendo o acolhimento, o fortalecimento de vínculos e a reintegração social. Essa ação reforça o compromisso que temos com os direitos de todos, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontuou.

Durante o atendimento, histórias emocionantes revelaram o quanto o cuidado e a escuta podem abrir caminhos para a mudança. É o caso de L.G.C., de 40 anos, que vive em Aracruz há 22 anos e não vê os filhos há mais de uma década. Ele compartilhou o desejo de retomar o contato com a família e reconstruir sua vida. “Faz dez anos que não vejo meus filhos. Todo dia penso neles, mas não tinha força pra mudar. Cometi muitos erros na minha vida e hoje me senti acolhido, senti que alguém realmente se importa comigo. Quero sair dessa vida, quero me tratar, quero ser alguém melhor. Sou viciado em álcool e comecei ingerindo bebida aos oito anos de forma escondida, quando ia comprar bebida para meu pai. Aqui vou encontrar a oportunidade que tanto buscava. Minha família não quer saber de mim, mas ainda acredito que posso reencontrar meus filhos e ter um novo começo”, disse.

A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, reforçou o papel do cuidado integral nesse processo. “A saúde é um dos principais pilares na reconstrução de trajetórias. Oferecer atendimento médico, psicológico e de prevenção é essencial para devolver a essas pessoas a chance de recomeçar. O trabalho conjunto entre nossas equipes é o que permite esse olhar ampliado e sensível”, afirmou.

Ao final da Ação, o Ippes informou que foram feitos encaminhamento para o Sine, encaminhamento para acolhimento e encaminhamento para saúde mental.

Quais são os serviços oferecidos?

- Encaminhamento para a Saúde, como Caps, Hospital, Unidades Básicas de Saúde, CTA, entre outros),

- Encaminhamento para tratamento de dependência química ou alcoolismo,

- Atendimento com psicólogos e assistentes sociais,

- Encaminhamento para o mercado de trabalho,

- Concessão de passagens,

- Concessão de kit higiene,

- Encaminhamento para retirada de 2ª via de documentos,

- Acolhimento Institucional Provisório para adultos em processo de saída das ruas que demonstrarem desejo de sair da condição que se encontrarem, passando por análise individual e estudo de caso pela equipe psicossocial do Lar da Esperança, além das Abordagens Sociais.

A ação, que acontece regularmente, reafirma o compromisso da Prefeitura de Aracruz em cuidar das pessoas com respeito, empatia e responsabilidade social. Com trabalho integrado entre as secretarias, o município avança na construção de uma rede de proteção que oferece acolhimento, escuta e a chance real de recomeçar.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: