Acompanhamento do Comitê de Alfabetização fortaleceu ações de aprendizagem para conquista do Selo Ouro em Aracruz
Publicado em: 11 de dezembro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Aracruz receberá do Ministério da Educação na próxima semana o Selo Ouro em Alfabetização. A honraria acontecerá em Brasília, sendo este, um reconhecimento das boas práticas realizadas pelo município para aprimoramento no processo de alfabetização das crianças, fundamentado pelo Art. 34 do decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Neste ano de 2024, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz investiu muito em ações de fortalecimento e potencialização do processo de alfabetização municipal, visando assegurar a aprendizagem de todos com qualidade e equidade, bem como garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental.
“A alfabetização é uma das etapas mais importantes na formação de uma criança, pois é a base para o aprendizado ao longo de toda a vida. Nesta perspectiva, nosso Comitê Municipal de Alfabetização, integrando ações previstas no PAES e RENALFA, e em um trabalho colaborativo com as escolas, planejou e executou ações para fortalecer práticas pedagógicas exitosas e valorizar o trabalho pedagógico, por meio de formações continuadas, seminários, oficinas, visitas às escolas, monitoramento do desempenho escolar, planejamento com os professores, elaboração de instrumentos avaliativos de fluência leitora, acompanhamento da evolução da leitura, elaboração de estratégias para intervenção em sala, apoio e participação nos agrupamentos escolares”, destacou a subsecretária Marineusa Soares.
O monitoramento do aprendizado das crianças, por meio das avaliações diagnósticas externas e internas, é uma das estratégias usadas pelo comitê para identificar as dificuldades e os avanços dos estudantes, o que possibilitou intervenções pedagógicas intencionais e equânime, envolvendo toda comunidade escolar no compromisso com a qualidade educacional.
Outras ações que contribuíram para o fortalecimento da aprendizagem foram os movimentos formativos voltados para a compreensão e uso do material estruturado do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma contextualizada e significativa, levando em consideração a diversidade da sala de aula.
O desenvolvimento da fluência leitora é primordial no processo de alfabetização, e mesmo sendo, uma habilidade a ser aprimorada no 2º ano, o município utilizou um protocolo com níveis de leitura seguindo parâmetros nacionais, sendo leitores fluentes os estudantes que leem com velocidade, precisão e prosódia. Já os iniciantes são aqueles que leem, porém ainda sem ritmo e prosódia, e os pré-leitores, são os que envolvem aqueles que leem apenas algumas frases, palavras, sílabas e letras, ou os que ainda não leem. “Desta forma, o comitê monitorou a aprendizagem em leitura a partir das turmas do 1º ano, visando sua consolidação no 2º ano e avaliou a fluência até o 5º ano, como estratégia para aprimoramento desta ação na escola”, explicou a professora formadora Alfrediane klauss Ludtke.
Ainda de acordo com Alfrediane, esse avanço da fluência leitora ao longo do ano reflete o impacto positivo do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Alfabetização, junto aos professores e escolas. “Na primeira avaliação de fluência leitora realizada em maio, 57,83% dos estudantes da rede do 1º ao 5º ano foram classificados como leitores fluentes ou iniciantes e, a partir das ações desenvolvidas, o município encerra as atividades letivas com 80,55% destes estudantes como fluentes e iniciantes, um avanço significativo”, destacou.
Esse progresso demonstra a eficácia de ações como o acompanhamento individualizado, o uso de metodologias diversificadas e o engajamento da comunidade escolar, o que trouxe para o município o Selo Ouro, sendo este, o reconhecimento do Ministério da Educação, pelas ações desenvolvidas em prol do processo de alfabetização. “O Comitê continua empenhado em ampliar as ações, para isto, está ouvindo as sugestões e propostas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino, buscando inovar e integrar novas estratégias para 2025. Sabemos que temos um desafio enorme pela frente, mas o trabalho colaborativo e bem articulado é o que nos fortalece e que têm contribuído para que o município avance com passos firmes para garantir a aprendizagem de todos nossos estudantes”, completou Benedita Sperandio, também professora formadora.
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