Agentes de trânsito iniciam formação para atuar em Aracruz

Em meio ao crescimento populacional da cidade, o trânsito se torna uma das questões mais importantes para se planejar o bom desenvolvimento urbano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimam que a população de Aracruz esteja à beira de 105 mil pessoas. Ainda segundo as estatísticas, há pelo menos 24 mil automóveis circulando pelo município, além de pedestres e ciclistas.
De olho nessa nova realidade, a Prefeitura de Aracruz aumentou a busca por mobilidade urbana eficaz e segura. Em breve, o primeiro grupo de agentes de trânsito já estará atuando nas vias, principalmente naquelas de maior movimento. Esses profissionais foram aprovados em concurso público, e iniciaram nesta terça-feira (13) o Curso de Formação para Agente de Trânsito.
Ao todo, 20 profissionais logo estarão habilitados para auxiliar na organização de ruas e avenidas, tanto para veículos, quanto para pedestres. Abordagens educativas serão primordiais, e também fiscalização. O curso tem carga horária total de 200 horas. Até o final de julho todos os novos servidores públicos estarão aptos para executarem o trabalho.
“Queremos que Aracruz seja um bom exemplo, por isso nossa gestão tomou a iniciativa de municipalizar o trânsito e também efetivar este grupo de agentes. Nós acreditamos nas pessoas e sabemos que esse objetivo envolve um processo de educação, sendo exatamente onde entra o papel do agente de trânsito”, disse a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Mayer Coutinho.
Entre os futuros agentes de trânsito, a expectativa também é alta. Witalo Natalio, de 34 anos, é um dos profissionais que estão participando da formação. “Estou animado para ser servidor efetivo da prefeitura e também ajudar no trânsito. Será uma missão, precisamos conscientizar a população sobre as normas, mas com o tempo vamos ter bons resultados”, disse ele.
Dr. Coutinho fez as saudações iniciais na aula inaugural do curso. Além de dar boas-vindas, o prefeito ainda destacou que o grupo estará na história do serviço público municipal, já que serão os primeiros agentes de trânsito de Aracruz. “As atividades que vocês vão desempenhar serão de grande importância para a segurança viária. Vocês vão contribuir para a circulação segura de pessoas e veículos nas ruas, para prevenir e reduzir o risco de acidentes”, disse o prefeito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias