Agentes de trânsito são nomeados após concluírem curso de formação

Publicado em: 02 de agosto de 2023
Texto: Luã Quintão Clacino Rangel
Imagem: Humberto De Marchi
Agentes de trânsito são nomeados após concluírem curso de formação


Os agentes de trânsito aprovados em concurso público finalizaram o curso de formação. O certificado de conclusão foi entregue na noite de terça-feira (1), na Câmara Municipal de Aracruz. O ato solene também foi marcado pela nomeação desses profissionais que, dentro de um mês - prazo máximo para entrega de documentos e exames -, farão parte do quadro de servidores efetivos da Prefeitura de Aracruz. 

Ao todo, 19 profissionais estão agora habilitados para auxiliar na organização de ruas e avenidas, tanto para veículos, quanto para pedestres. Nos primeiros seis meses as abordagens educativas serão primordiais e também ações nas escolas. O curso teve carga horária total de 200 horas.

“Queremos que Aracruz seja um bom exemplo, por isso nossa gestão tomou a iniciativa de iniciar a municipalização do trânsito e também efetivar este grupo de agentes. Nós acreditamos nas pessoas e sabemos que esse objetivo envolve um processo de educação, sendo exatamente onde entra o papel do agente de trânsito”, disse a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Mayer Coutinho.

O secretário municipal de Transportes e Serviço Urbanos, Almir Viana, também ressaltou a importância da municipalização do trânsito em Aracruz. Segundo ele, com a chegada dos agentes, o município estará apto a solicitar este processo ao Detran. “Nossa expectativa é de impactos positivos na cidade porque é uma ação necessária para o bem estar e qualidade de vida efetiva para quem está inserido cotidianamente nas avenidas da cidade”, disse ele.  

Em meio ao crescimento populacional de Aracruz, o trânsito se torna uma das questões mais importantes para se planejar o bom desenvolvimento urbano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontam que a população de Aracruz chegou a 94.765 pessoas. Ainda segundo as estatísticas, há pelo menos 24 mil automóveis circulando pelo município, além de pedestres e ciclistas. 

“As atividades que os agentes de trânsito vão desempenhar serão de grande importância para a segurança viária e vai contribuir para a circulação segura de pessoas e veículos nas ruas, para prevenir e reduzir o risco de acidentes”, disse o prefeito.

Compartilhe em suas redes sociais: