Aracruz decreta situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o município

A Prefeitura de Aracruz declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o município nos últimos dias. O Decreto Nº 43.152 foi publicado na manhã desta sexta-feira (2) e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais a atuarem sob coordenação da Gerência Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
De acordo com o Boletim Extraordinário, divulgado pela Defesa Civil Estadual, o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas em Aracruz foi de 72,97 milímetros e, desde a última quinta-feira (24), registra um acumulado de 570,21 milímetros. Até o momento, segundo dados atualizados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), atualmente 22 famílias (45 adultos e 32 crianças) estão desabrigadas em Vila do Riacho, e são acolhidas no Centro Municipal de Educação Básica (Cmeb) Álvaro Souza. Já em Barra do Riacho, há 39 famílias desalojadas, que estão sendo recebidas em casas de parentes ou pessoas próximas. Em Jacupemba, três famílias estão desalojadas e também estão em casas de parentes ou pessoas próximas.
“Nosso município tem vivido dias difíceis e, diante desse cenário, decretamos situação de emergência. Uma medida extrema, mas necessária e que contribui para preservar e cuidar de todos. Sabemos a dor desse momento e não vamos parar um só minuto até garantir a segurança de todos”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.
A previsão para os próximos dias é de chuvas volumosas. Por isso, o monitoramento, atenção e cuidado é constante.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil Municipal pelo número 27 99747-3680. É possível enviar imagens retratando a situação no local, como alagamentos, rachaduras em paredes ou muros, encostas que correm risco de queda.
Ação solidária
A Prefeitura de Aracruz organizou uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e colchões para serem destinados a pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas devido às chuvas. Neste sábado (3) e domingo (4), o ponto de arrecadação será na portaria da Prefeitura, situada no bairro Morobá.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- SAAE de Aracruz compartilha experiências com município de Jaguaré em visita técnica às ETEs
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: estudantes da Emef "Luiza Silvina Jardim Rebuzzi" constroem foguetes de garrafas PET
- Inauguração da Apae Orla marca nova etapa na saúde inclusiva de Aracruz
- Turismo: Aracruz participa da jornada realizada pelo Sebrae
- Educação marca presença na colação de grau do curso de Licenciatura em Letras – Português
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024