Aracruz é a 4ª cidade mais competitiva do Estado

No Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023, divulgado na última quarta-feira (23), Aracruz conquistou a 4ª posição entre as cidades capixabas que participaram da pesquisa. O município subiu 17 posições em relação a 2022.
A qualidade dos serviços públicos é o principal indicador utilizado na pesquisa. O acesso e a qualidade do sistema de saúde, sustentabilidade fiscal, meio ambiente, funcionamento da máquina pública, qualidade da educação e saneamento são apontados como potenciais do município.
“Esse resultado significa temos um ambiente de negócios favorável para investimentos privados, ou seja, investimentos que trazem recurso para Aracruz, que geram emprego e renda para os moradores do município, melhora as atividades do comércio e serviços, e aumentam as receitas públicas para que a Prefeitura de Aracruz faça mais obras de infraestrutura e melhorias nos equipamentos públicos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo.
Ainda no ranking, acima de Aracruz está Vila Velha, ocupando a 3ª posição, Cachoeiro de Itapemirim em 2º lugar e a capital Vitória em 1º. O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
“Nosso trabalho está pautado no checklist do Cidade Empreendedora e nos últimos anos fortalecemos a infraestrutura da cidade e o ambiente de negócios para promover o desenvolvimento do município. Os indicadores deste resultado demonstram que Aracruz está no caminho do desenvolvimento econômico e da inovação, e vamos evoluir muito mais”, disse o prefeito, Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município
- Município implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
- Qualificação profissional fortalece a carreira dos servidores e contribui para o avanço da gestão pública