Aracruz está entre os 20 municípios do país que terão a cultura escolar exposta em Livro da Editora Aprende Brasil

Publicado em: 21 de outubro de 2024
Imagem: Renato lana

Aracruz recebeu nesta última sexta-feira (18), a visita da fotógrafa Liz Wood, da Editora Aprende Brasil, pertencente a um dos mais importantes grupos educacionais do país, o Grupo Positivo. Ela esteve no município para conhecer e registrar de perto as ações de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas escolas Pluridocente Indígena (EMPI) Irajá e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amália Coutinho, em Barra do Riacho.

Liz foi recepcionada pela secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé e pelas representantes dos setores de Educação Infantil e Indígena, Jocenir Elaine e Marli Gomes. “Em Aracruz temos as referências dos trabalhos indígenas e dos pescadores, por exemplo, o que é muito rico. Estou à frente desse projeto para a editora Aprende Brasil que lançará o livro “Cultura Viva” – história e saberes da escola, que retratará como a cultura entra nos saberes, por meio dos conteúdos escolares. Cada um dos municípios que estou visitando pelo Brasil terá sua cultura representada em duas páginas com fotografias e textos jornalísticos. Para isso, daremos um destaque “highlight”, que são os pontos mais altos e importantes”, explicou.

A primeira escola visitada foi a EMPI Irajá, onde, na ocasião, as crianças estavam prestigiando e aprendendo com as ações lúdicas do Baú da História, uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura e empresa Imetame. Os estudantes também fizeram uma demonstração de uma roda de dança indígena, cantando na língua nativa, Tupinikim.

Já na parte da tarde, o prefeito Dr. Coutinho também participou da visita. Ele compareceu ao CMEI Amália Coutinho, em Barra do Riacho, onde ocorria uma apresentação da banda de congo, além da presença da associação de pescadores. O chefe do executivo, que aproveitou a oportunidade e tocou o reco-reco (casaca), deixou uma mensagem às crianças, lembrando a elas que a escola, que carrega o nome de sua mãe, foi contemplada com esse projeto da Aprende Brasil.

“Essa escola, que tem o nome da minha mãe, foi escolhida por esse projeto da Aprende Brasil, que levará nossa cultura para todo o país. Somos o único município do Espírito Santo que terá o privilégio de mostrar suas raízes, origens e culturas de nossa terra, o que é de muito orgulho para nós. Assim como eu, que nasci e fui criado aqui na Barra do Riacho, onde estudei, para depois me tornar médico e prefeito, vocês também poderão se dedicar e serem grandes profissionais. Parabéns a todos vocês dessa escola”, ressaltou.

A secretária da Semed Jenilza Spinassé também parabenizou a equipe escolar pelo belo trabalho desenvolvido na educação infantil. “Que bom podermos estar aqui hoje na presença do nosso prefeito e colaboradores. Essa escola, por meio desse projeto, dará ainda mais valor à sua cultura local, que é vida, e isso só vai continuar se a gente realmente inserir no cotidiano, todas essas tradições. Queria também agradecer a presença da banda de congo e da associação dos pescadores. Sabemos que essas crianças são nosso futuro, e quando ensinamos o bem, certamente elas farão o bem, o que é nossa filosofia de vida. Essa escola está sendo exemplo em nosso município pelo seu belíssimo trabalho desenvolvido na educação infantil. Parabéns a todos os professores que estão ajudando nessa transformação”, destacou.

Ao fim de seu trabalho, a fotógrafa Liz Wood comentou sobre sua passagem nessas duas escolas de Aracruz, destacando sua empolgação. Ela ainda falou quais serão os próximos passos até a publicação do livro “Cultura Viva” – história e saberes da escola. “Minha visita aqui em Aracruz foi muito além do que eu imaginava. Antes mesmo de vir aqui, quando entrei em contato com a secretaria de Educação da prefeitura, fiquei muito animada em saber que iria conhecer escolas que trabalham a conscientização ambiental, as culturas indígena e dos pescadores. Aquela apresentação de congo e da dança indígena foi algo maravilhoso, muito rico, fiquei muito feliz. Vai ser difícil escolher as fotos para o livro no meio de tanta coisa linda que vi e registrei. Faremos uma pré-seleção, e após acabar de visitar os 20 municípios em todo o Brasil, nossa equipe fará outra edição. Acredito que no primeiro semestre a Editora Aprende Brasil deva lança o livro, que será entregue às escolas visitadas”, completou.