Aracruz participa do 1º Seminário de Gestão Escolar para municípios

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quinta-feira (13), no auditório do Ifes, do 1º Seminário de Gestão Escolar para municípios. O evento ocorreu de forma híbrida, com equipes municipais de todo o estado de forma presencial em suas respectivas cidades, além de uma transmissão remota via zoom pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Participaram equipes do RdC, coordenadores do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Técnicos formadores da Trilha de Diretores Escolares, do Renalfa, além de diretores das redes municipais de ensino.
A secretária da Semed, Jenilza Spinassé, compareceu e deixou uma mensagem de apoio à sua equipe técnica e diretores escolares. “Nós assumimos esse compromisso com o propósito de melhorarmos os resultados em nossa aprendizagem. Não estou falando em números, mas de um trabalho diferenciado. O Governo Municipal investiu muito em infraestrutura e pessoal para que, justamente, pudéssemos oferecer o melhor em educação. O trabalho de vocês, gestores escolares, faz toda a diferença na escola. Sei que não se trata de uma coisa simples, mas tenho certeza que podemos fazer a diferença. Por isso, vamos aproveitar bem esse seminário de hoje, extraindo ao máximo seus benefícios, para que assim, nossa equipe técnica pedagógica saia mais fortalecida”, pontuou.
Antes mesmo do início das atividades previstas e das apresentações transmitidas, os diretores puderam acompanhar um momento cultural com o professor indígena da Emfi Irajá, Gilmar Loyola dos Santos (Pyatã Tupinikim). Ele fez a leitura de sua mais recente poesia, intitulada “As cocadas”, explicando em seus versos, a origem africana desse alimento tão tradicional em todo o mundo, e que com o passar do tempo, foi adquirindo novos ingredientes, porém, nunca perdendo sua essência. “Hoje ela pode ser encontrada aqui, ali e em todo lugar. Tendo assim, algumas diferenças. Mas o importante mesmo é saborear”, disse o professor ressaltando os versos.
Na oportunidade a Coordenadora do Municipal do Paes, Lucimara Vitória Machado destacou a importância de todos na aprendizagem e que o material oferecido pelo Governo do Estado para fortalecer a aprendizagem das crianças, desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, precisa ser utilizado com intencionalidade. Destacou ainda, que acontecerão seminários em julho e em dezembro e que na ocasião, professores compartilharão práticas exitosas, e alguns de nossos professores poderão ser selecionados para também apresentarem suas experiências. Também será criado um reconhecimento com premiações em nível municipal. Isso porque boas práticas devem sempre ser compartilhadas”, destacou.
A secretária Jenilza ainda lembrou aos gestores escolares que desde 2022 o Governo Federal criou o “ICMS Educacional”, sendo que 10% dos cálculos são feitos em cima dos resultados. Reportou a educação infantil no compromisso em fomentar a alfabetização, como corresponsáveis no processo de aprendizagem. Se não garantirmos a alfabetização na idade certa, não teremos recursos, e consequentemente, graves problemas financeiros”, alertou.
O Seminário seguiu na coordenação das Pedagogas Regina Ramos Azeredo e Janete Loureiro do Setor de Gestão, realizando com os Diretores, a dinâmica do mapa mental, tendo como base as dez Competências Gerais do Diretor. Para isso, eles definiram o tema central, escolhendo suas ferramentas, os subtópicos principais, explorando as ideias nos tópicos e utilizando imagens e cores diferentes para organizar e memorizar.
Transmissão da Sedu
Por meio da plataforma zoom, com a participação do secretário da Sedu, Vitor de Ângelo, a subsecretária de estado da articulação educacional, Darcila Castro e o presidente da Undime/ES, Vilmar Lugão, além de dois painéis, sendo um com a Doutora em Administração Pública e Governo, Filomena Siqueira, que falou sobre o BNC em destaque: o papel inspirador do diretor escolar para uma liderança pedagógica transformadora, e outro com a subgerente de apoio à gestão municipal, Rosiane Pereira Lima, que falou sobre a gestão do tempo, tarefas e ação, prioridades do diretor escolar.
O Seminário seguiu com o movimento de uma segunda oficina onde os diretores puderam refletir e evidências ações de sua rotina na prática como Gestor escolar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem