Aracruz presente na 4ª Conferência Nacional da Juventude
Aracruz teve representante na 4ª Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude, teve como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem-Estar”. Ao todo, o evento reuniu 2.200 jovens, além de 1.300 delegados e delegadas credenciados de todo o país.
Representando Aracruz, estiveram presentes os jovens Emili Tupinikim, da Aldeia Caieiras Velhas, e Paulo Alves, que também representou o município e o Estado na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Considerado o maior evento de participação social em políticas públicas de juventude no Brasil, a conferência proporcionou uma programação diversificada para discutir os caminhos para o presente e o futuro das iniciativas destinadas à população jovem, fortalecendo sua participação social.
Para os jovens Paulo e Emili, a importância de se fazer política, não está necessariamente ligada a pertencer a um partido ou ter um mandato, mas no exercício de qualquer tipo de política enquanto cidadãos. “Aracruz vive um novo cenário político para as juventudes, com o movimento para reativação do Conselho Municipal de Juventude e o projeto para criação da Lei Municipal da Juventude”, destacou Paulo.
Os eixos de discussão da conferência abordaram tópicos como educação, emprego, cultura, saúde, segurança e cidadania, destacando as diversas realidades e perspectivas da juventude brasileira. No encerramento, os delegados e observadores votaram nos 12 eixos prioritários discutidos nos grupos de trabalho realizados nos dias anteriores.
Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Jonathan Moraes Romanha, a participação de Aracruz foi muito importante na Conferência Nacional. “Nossos representantes tiveram a oportunidade de conhecer jovens de todo o país e dialogar sobre projetos e ideias. A conferência demonstrou a importância do trabalho coletivo para a formulação de políticas públicas para os jovens brasileiros de forma democrática e com ampla participação social”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes