Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25

Publicado em: 17 de setembro de 2025
Texto: Luã Quintão Clacino Rangel
Imagem: Comunicação
Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25

No dia 25 de setembro, às 8h30, na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro, acontecerá uma ação de conscientização do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com exposição de artesanatos feitos por pessoas com deficiência e atividades educativas voltadas à inclusão social, a ação tem objetivo de sensibilizar e informar sobre direitos e inclusão. 

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), a ação acontece durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a luta por direitos e inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. O evento reforça o slogan "“Nossa diferença é nossa maior força”, reforçando a importância de reconhecer, respeitar e valorizar as singularidades de cada pessoa, além de sensibilizar a população sobre a importância da acessibilidade e do respeito às diferenças.

A data escolhida segue o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, instituído pela Lei n.º 11.133/2005. Essa é uma data simbólica que marca o início da primavera, representando o renascimento das reivindicações por cidadania e participação plena das pessoas com deficiência em igualdade de condições.

“Este momento é de extrema importância para todos nós. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nos convida a refletir sobre o respeito, a acessibilidade e o reconhecimento das diferenças como parte da riqueza da nossa sociedade. Em Aracruz, temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas voltadas à inclusão, e essa ação é uma oportunidade de dar visibilidade às potencialidades das pessoas com deficiência, valorizando seus talentos e reafirmando seus direitos. Acreditamos que a inclusão se constrói no dia a dia, com atitudes de respeito e empatia. Por isso, deixo aqui o convite para que toda a população participe, conheça os trabalhos que serão expostos e se una a nós nessa luta por uma sociedade mais justa, acessível e igualitária", comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe. 

A ação faz parte das políticas públicas municipais voltadas à inclusão, desenvolvidas na cidade através do CMDPD. O evento oferecerá à população a oportunidade de conhecer trabalhos artesanais produzidos por pessoas com deficiência, contribuindo para a valorização de suas habilidades e potencialidades, além de promover reflexões sobre inclusão e direitos humanos, além de divulgar o Censo da pessoa com deficiência de Aracruz.

Compartilhe essa notícia: