Aracruz prorroga prazo de vacinação contra poliomielite
Dados da secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) mostram que a adesão dos aracruzenses à vacinação contra a poliomielite segue baixa em todo o município. A campanha teve início em agosto e o público-alvo inclui 6.367 crianças menores de cinco anos, mas, até agora, o índice de vacinação é de apenas 34.9% de crianças imunizadas.
Para que mais crianças recebam a vacina a Semsa prorrogou o prazo de vacinação. O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil. A doença pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
“A meta é vacinar 95% das crianças, mas nosso município registra apenas 34,9%, o que representa menos da metade da meta. É importante que os pais entendam a importância desta imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, destacou Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa.
Ainda de acordo com a secretária, o município prorrogou a vacinação. “Foi preciso estender o prazo para que pais ou responsáveis possam vacinar seus filhos. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt. A Secretaria ressalta ainda que se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas podem voltar, como aconteceu com o sarampo. A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças