Aracruz prorroga prazo de vacinação contra poliomielite

Dados da secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) mostram que a adesão dos aracruzenses à vacinação contra a poliomielite segue baixa em todo o município. A campanha teve início em agosto e o público-alvo inclui 6.367 crianças menores de cinco anos, mas, até agora, o índice de vacinação é de apenas 34.9% de crianças imunizadas.
Para que mais crianças recebam a vacina a Semsa prorrogou o prazo de vacinação. O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil. A doença pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
“A meta é vacinar 95% das crianças, mas nosso município registra apenas 34,9%, o que representa menos da metade da meta. É importante que os pais entendam a importância desta imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, destacou Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa.
Ainda de acordo com a secretária, o município prorrogou a vacinação. “Foi preciso estender o prazo para que pais ou responsáveis possam vacinar seus filhos. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt. A Secretaria ressalta ainda que se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas podem voltar, como aconteceu com o sarampo. A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte