Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Publicado em: 19 de setembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Aconteceu nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), no Sesc de Praia Formosa, o II Seminário Estadual de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O evento celebrou os XV anos da Política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do Espírito Santo. A cerimônia de abertura contou com as presenças do secretário de Estado da Educação Vitor de Ângelo, da gerente de Educação Especial, Giovanne Silva Berger Tonoli, do prefeito Dr. Coutinho e da assessora técnica do Caope- MPES pedagoga Camila Ferreira Moreira.

As professoras mestre Liliane Garcez do Ministério da Educação (MEC) e a doutora Denise Meyrelles da Ufes foram as primeiras a palestrar no evento destacando a Política Nacional de Educação Especial e os avanços e perspectivas da Educação Inclusiva.

Durante o seminário , aconteceram também diversas mesas temáticas, que debateram temas como: 'O desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino a partir da I.A na perspectiva da Educação Inclusiva; ‘Acessibilidade Curricular como princípio da Educação Inclusiva, por meio do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)’; ‘Gestão Inclusiva’ e ‘Trabalho Colaborativo’.

"O evento foi incrível! O que mais me chamou a atenção foi a diversidade de temas abordados e a qualidade dos palestrantes. As discussões foram ricas e proporcionaram uma visão ampla sobre as tendências e desafios da nossa área. Neste ano tão especial, em que o estamos comemorando os 15 anos das Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o seminário se destacou como um marco importante para refletirmos sobre os avanços e desafios que ainda precisamos superar”, ressaltou a professora de Educação Especial e técnica pedagógica na Semed, Márcia Carla da Silva Santos.

Ainda de acordo com Márcia, as temáticas do seminário tiveram o potencial de impactar positivamente a Rede Municipal de Ensino de várias maneiras. “Como formadora, acredito que as discussões e debates promovidos contribuíram significativamente para o crescimento e desenvolvimento da nossa rede. Acredito que juntos vamos alcançar uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade para todos”, completou.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: