Aracruz será o primeiro município no estado a implantar o Programa Cooperativas Escolares
O Programa Cooperativas Escolares foi apresentado à secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz durante reunião ocorrida em maio deste ano. Na ocasião, estiveram presentes os representantes do Sistema Sicredi Rodrigo Costa, Cristiane Portes, Jailson Badiani e a secretária da Semed, Jenilza spinassé, que pôde conhecer esta ação que vem para ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Com essa parceria, Aracruz se tornará o primeiro município capixaba a implementar o Programa Cooperativas Escolares na Rede Municipal de Ensino. Para isso, as EMEF´s Santa Cruz e Ezequiel Fraga Rocha foram as escolhidas pela Semed como piloto no desenvolvimento do programa, cujas ações se iniciarão já a partir do próximo mês de setembro, atendendo estudantes do 6º ao 9º. E dando continuidade às etapas de preparação para o início dessas ações, as professoras orientadoras das EMEF´s Santa Cruz, Aline Moreira e Ezequiel Fraga Rocha, Paloma Ribeiro, participaram nesta segunda-feira (7), na sede do Sistema de Crédito Cooperativo SICREDI, Centro, de uma capacitação quanto às prerrogativas do programa, além de receberem os materiais pedagógicos que serão usados.
“Nós enquanto cooperativa temos a preocupação e o interesse em desenvolver nas comunidades os valores e os princípios da cidadania e do cooperativismo. Por isso, dentro de um dos programas que nós desenvolvemos, temos o Cooperativas Escolares, que por meio de uma dinâmica de um jogo chamado ‘coperlândia’, trabalhamos as metodologias ativas e diversos valores com os alunos, como a liderança, o empreendedorismo, a educação financeira e a inclusão, por exemplo”, explicou Raquel Machado dos Santos, Coordenadora de Relacionamento Interestados -RS/ES da SICREDI.
Ainda de acordo com Raquel, este jogo será desenvolvido em quatro fases, uma por semestre, com várias “missões” aos estudantes. “Essas missões virão ao longo dessas quatro fases, e após dois anos, materializaremos o programa com a fundação de uma cooperativa escolar, com esses jovens sendo os associados dessas cooperativas, tendo um objeto de aprendizagem, que virá de forma dinâmica e divertida”, disse.
Após a capacitação com as professoras, a equipe do programa do SICREDI visitará nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), as duas escolas para mais um momento de apresentação, desta vez com os alunos e equipe escolar. As ações do Cooperativas Escolares acontecerão no contra turno, uma vez por semana, e os próprios alunos serão os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.
Eles terão oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições. “Selecionamos aproximadamente 35 alunos para fazer parte desse programa, que acredito que trará um grande retorno pedagógico. Só tenho a agradecer essa parceria, que nos dará mais uma oportunidade de ofertarmos a nossos estudantes conhecimentos em novas áreas”, destacou Jenilza Spinassé.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica