Campanha de Vacinação Antirrábica acontece até o dia 26 de setembro
Notícia importante para tutores de gatos e cachorros. No dia 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará início à Vacinação Antirrábica em todo o município. A campanha tem o objetivo de proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença grave, letal, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva dos animais infectados, geralmente por mordidas.
O imunizante é exclusivo para cães e gatos, a partir dos três meses, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. A vacinação é gratuita e fundamental para o controle da doença. A expectativa é vacinar cerca de 17.459 cães e 3.253 gatos. Este número equivale a 80% da população estimada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
“Embora a raiva esteja controlada, a vacinação anual continua sendo obrigatória por lei e é a principal medida de proteção. Com a campanha concentrada em um período curto e com ampla mobilização das equipes, conseguimos criar uma barreira imunológica que interrompe a transmissão do vírus entre animais e protege a população humana”, destacou Josiel Teixeira da Silva, gerente de Vigilância Ambiental da Semsa.
A vacinação será realizada em etapas até o dia 26 de setembro. O trabalho começa pela comunidade de Biriricas e região e, na sequência, segue para a Sede e zona rural, aldeias indígenas, orla e norte do município. Em breve a Secretaria de Saúde publicará mais informações sobre datas e locais de vacinação.
CONFIRA AQUI A TABELA COM DATAS E LOCAIS (as datas e horários podem sofrer alterações).
Cuidados no dia da vacinação:
• Leve seu animal com coleira e guia;
• Gatos devem estar em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas e acidentes;
• Animais agressivos devem usar focinheira;
• Apenas adultos devem conduzir os animais até os pontos de vacinação;
• Na zona rural, onde a vacinação ocorrerá de casa em casa, deixe os animais presos com antecedência.
Por que vacinar?
A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para humanos) que atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte tanto de animais quanto de pessoas. A vacinação anual é a principal forma de prevenção e controle da doença.
Proteja quem você ama
Além de ser um ato de responsabilidade, vacinar seu pet é uma demonstração de carinho e cuidado. Com a colaboração da população, é possível manter o município livre da raiva e garantir a saúde de todos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (27) 99717-6183.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025