Consultório na rua: programa oferece serviços de saúde a moradores de rua

A equipe do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde (SEMSA) da prefeitura de Aracruz fez uma ação junto a pessoas em situação de rua nessa terça-feira (05). Foram ofertados serviços de orientação, prevenção e doação de kits de higiene bucal. O Consultório na Rua é um programa do Governo Federal executado pela Secretaria de Saúde de Aracruz e percorre pontos críticos da cidade, frequentados por pessoas em situação de rua, realizando trabalho de atenção integral à saúde, abordando o indivíduo in loco, orientando a respeito de prevenção e promoção de saúde e realizando o tratamento quando necessário.
O Consultório na Rua visa ampliar o acesso e a qualidade de atenção integral à saúde tendo como porta de entrada preferencial a Atenção Básica em Saúde, promovendo, dessa forma, a equidade para essa população historicamente excluída. A equipe multidisciplinar atua nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 16h e é composta por um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social. Além da rede municipal de saúde, o Consultório na Rua trabalha de forma integrada com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) atuando em rede com os equipamentos da assistência social.
De acordo com a subsecretária de Saúde, Juliana Baiocco a ideia do programa, que foi habilitado no município há três meses, é ampliar a assistência dos aracruzenses que estão em situação de rua, acolhendo, atendendo, acompanhando e inserindo esses indivíduos nos serviços de saúde. “Mas muito mais que garantir atendimentos, o Consultório na Rua oportuniza dignidade, respeito e acolhimento a pessoa que está em situação de rua”.
Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde, explica que as pessoas em situação de rua apresentam necessidades diversas. “Além das questões psicossociais próprias dessa população com alta vulnerabilidade, podemos citar doenças infectocontagiosas e respiratórias recorrentes, transtornos mentais, problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas e variadas formas de violência”.
Para o prefeito Dr. Coutinho o Consultório na Rua é mais uma ação que visa humanizar a saúde em nossa cidade. Esse é um serviço que leva atendimento a pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade. “A saúde de Aracruz tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada. Esse é mais um serviço importante para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município
- Município implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
- Qualificação profissional fortalece a carreira dos servidores e contribui para o avanço da gestão pública
- Educação recebe representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Aracruz (CAE) para reunião de acolhimento dos novos membros