Cordão de Girassol auxilia na identificação de pessoas com deficiências invisíveis
Você já ouviu falar no Cordão de Girassol? Trata-se de uma fita que identifica pessoas que têm as chamadas deficiências invisíveis, como o espectro autista, a surdez, déficit de atenção e hiperatividade, entre outras. O acessório consiste em uma faixa verde estampada com girassóis e o uso auxilia na identificação de pessoas com essas deficiências ocultas.
Nesta quinta-feira (24) a equipe e usuários da Apae Aracruz foram às ruas para conscientizar a população sobre o Cordão de Girassol. O grupo se concentrou na praça do centro da cidade e também percorreu os arredores para chamar atenção e sensibilizar as pessoas sobre o respeito e também sobre os direitos de quem utiliza o cordão.
“Se a sociedade não souber o que significa, o uso do Cordão de Girassol não será eficaz. As deficiências ocultas nem sempre são notadas de imediato, porque não estão aparentes, e o uso do cordão ajuda na identificação dessas pessoas. De forma mais concreta, a o cordão, quando utilizado por uma pessoa com alguma deficiência, ajuda a reforçar a garantia de direitos como, por exemplo, no atendimento preferencial em filas. É importante saber, inclusive, que o uso do cordão de girassol é opcional, e sua ausência não afeta o exercício dos direitos e garantias previstos em lei. ”, explica a Psicóloga da Apae, Caroline Schaeffer.
A ação faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além da panfletagem sobre o Cordão de Girassol, a Apae Aracruz também realizou atividades internas com as pessoas que são usuárias da organização, palestra com mães, pais e responsáveis e também caminhada. O tema da campanha deste ano é: conectar e somar para construir inclusão.
Uso do cordão de girassol é lei nacional
No dia 17 de julho de 2023 foi aprovada a Lei nº 14.624 que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituindo o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiência ocultas.
No Espírito Santo
No Estado, foi sancionada a lei Nº 11.488, reconhecendo o uso do desse cordão como um instrumento auxiliar de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. O acessório consiste em uma faixa verde estampada com girassóis e seu uso é facultativo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 12ª CONVOCAÇÃO - SEMDS Nº 001/2026
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de cerimônia de formatura do curso ‘Corte de Lovelace’
- Piloto leva o nome de Aracruz para o Sertões
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha
- Secretaria leva conhecimento sobre Agricultura, Pecuária e Pesca a estudantes durante Feira de Ciências em Barra do Riacho
- Aracruz é convidada a participar do 14º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo
- Professores da Rede Municipal de Ensino iniciam trilha formativa sobre robótica
- Caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla fomenta atos de amor, de visibilidade e de respeito
- Prefeitura de Aracruz reestrutura Conselho Municipal de Segurança
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (23)