Cultura: Aracruz sedia a 6ª Teia Nacional em Praia Formosa
Aracruz se transformou no centro das atenções de todo o país ao receber um dos maiores e mais importantes acontecimentos nacionais do setor da cultura. A 6ª Teia Nacional, que teve início dia 19 de maio e segue até o próximo domingo (24), no Sesc de Praia Formosa é um dos maiores encontros de cultura popular e diversidade cultural do País.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Sesc, Unesco e o programa IberCultura Viva, que atuam em conjunto para garantir uma programação ampla, organizada e acessível ao público.
A realização deste evento de porte nacional está movimentando diretamente a economia local, como o setor de hotelaria, restaurantes, o comércio varejista e os serviços de transporte da cidade. A Teia tem sido uma oportunidade para projetar o potencial turístico e estrutural do município para todo o país.
A escolha de Aracruz para sediar a 6ª Teia Nacional também evidencia a riqueza cultural do município, marcado pela diversidade de povos, tradições e manifestações culturais que fazem parte da identidade da cidade.
Nesta quinta-feira (21) a visita do Presidente de República Luís Inácio Lula da Silva reforça a importância do evento, que reúne representantes culturais, artistas, povos tradicionais, coletivos e agentes de cultura de diversas regiões do Brasil. A expectativa é de que a agenda presidencial reúna autoridades, lideranças culturais e moradores que acompanham de perto a realização da Teia Nacional.
Ao longo da programação, Aracruz tem se transformado em um grande espaço de valorização da identidade cultural brasileira, promovendo encontros, apresentações artísticas, oficinas e debates. O Secretário de Governo, Saulo Meirelles, destacou a importância do momento para o município e ressaltou o trabalho conjunto para garantir uma programação organizada e acolhedora para todos os participantes. “Aracruz recebe o Brasil de braços abertos em um momento histórico para a cultura e para o fortalecimento da diversidade cultural do nosso país”, destacou.
Estandes
Para recepcionar os visitantes a organização municipal montou um espaço dos anfitriões fornecido pelo Ministério da Cultura em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Planejamento e de Turismo e Cultura.
A secretaria de Turismo e Cultura também recepciona com a tenda de todos os pontos e pontões de cultura de Aracruz, um espaço de uso coletivo através de fala e escuta, apoio logístico e mostrando toda a cultura ancestral dos povos originários e grupos de congo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação e Incaper articulam parceria para fortalecer a Iniciação Científica Júnior na Rede Municipal
- Convocação Emergencial Extraordinária Nº 8 - Processo Seletivo SEMED 002/2025
- Prefeitura de Aracruz realiza SIPAT com programação voltada à saúde e segurança dos servidores
- Semap promove cursos em parceria com o Senar para fortalecer a capacitação no campo
- Convocação Nº 009 - Processo Seletivo Semsa - Edital 002/2026
- Semana D da BNCC Computação: estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações e exposições de trabalhos
- 3º Ciclo de Visitas do Líder em Mim revela que produções, experiências e práticas do programa vêm fazendo a diferença em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Carreta Pet Vida estaciona em Aracruz e atende animais na Sede e em Barra do Riacho
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz, no dia 24
- Super Nós: livro lançado pela Emef Prof. Maria Inês Della Valentina estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades pessoais de estudantes com deficiência