Curso de Garçom: Prefeitura de Aracruz capacitará profissionais para melhor atender o cliente
A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), com o objetivo de qualificar profissionais na proximidade do verão, ensinando as atribuições e etapas da execução para atuar no mercado de trabalho, deu início nesta segunda-feira (21), ao Curso de Garçom. O curso, que faz parte do Programa Qualificação para o Turismo, acontece até o dia 25 de novembro, das 8h às 17h, no Restaurante Castanheiras, Praia do Sauê, das 8h às 17h. Ele terá uma duração de 40 horas, e o participante receberá ao final uma certificação emitida pelo SENAC.
Serão desenvolvidas no aluno a capacidade de atender bem aos clientes, com educação e eficiência, atender as etapas e atividades necessárias que antecedem a recepção dos clientes, conhecer os tipos de serviços oferecidos pelos restaurantes, identificar o tipo de cliente e sua necessidade individual de atendimento, além de obter e aplicar conhecimentos sobre os diversos serviços de alimentos e bebidas e de conhecimentos básicos sobre enologia, que está relacionada com a produção e conservação de vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda.
No programa do curso, serão ministradas matérias como: Ética nas relações interpessoais; Qualificação no atendimento; Organização do ambiente e os processos de trabalho; Recepção de clientes, atendimento a mesa e às reclamações do cliente; Boas práticas de segurança alimentar; Estrutura e hierarquia do restaurante, cargos e tarefas; Perfil do garçom e o mercado de trabalho; Tipos de restaurantes; Modalidades de serviços; Utensílios e equipamentos; O mise-en-place.
"Nosso intuito é justamente poder ofertar aos turistas que vêm nos visitar no verão, além do próprio morador, um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade, e para isso o curso trabalhará todos os pontos necessários para que o aluno aprenda e absorva ao máximo todo o conteúdo, e assim, fazer bonito na prática”, destacou o secretário da Semtur, Paulo Neres.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento