Desenvolvimento Econômico foi tema de reunião na manhã desta quinta-feira (28)
O município de Aracruz está se destacando pelo desenvolvimento econômico, principalmente depois da inclusão na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). E, na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito Dr. Coutinho, junto do presidente do Banco do Nordeste, José Gomes, e do deputado Evair de Melo, participou de uma reunião, no auditório da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), onde abordaram sobre o desenvolvimento e atuação do banco no município.
Também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo F. de Azevedo; a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho; o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler; o presidente da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear), Bruno Carlesso; o presidente da CDL, Aroldo Rampinelli, além de demais representantes do Banco do Nordeste e empresários.
Dentro da área da Sudene, o município ganha um grande impulso para que o desenvolvimento econômico aconteça, gerando emprego e renda. A Prefeitura de Aracruz já está trabalhando para que esse desenvolvimento aconteça de forma ordenada, desburocratizando o sistema, o Plano Diretor Municipal (PDM) e regulamentando o uso e ocupação do solo na macrozona de desenvolvimento econômico e socioambiental. Dessa forma, o município define o perímetro linear às margens das rodovias para adequar os empreendimentos empresariais em Aracruz.
O Banco do Nordeste já esteve reunido em outros momentos para apresentar a disponibilidade de recursos para financiamento previsto. Técnicos do banco já se reuniram com os setores da indústria, comércio e agricultura da cidade para apresentar as oportunidades de créditos para que os setores sejam beneficiados com as facilidades que a instituição bancária oferece.
“A inclusão da cidade na Sudene favorece a atração de empresas e investimentos, promovendo também a geração de emprego e renda. Além disso, por meio da Sudene, também há benefícios fiscais para as empresas que se instalarem em Aracruz, contribuindo para a atração de investimentos, como, por exemplo, isenção ou redução no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), entre outros. Estamos trabalhando e preparando o município para o futuro. A cidade já conta com investimentos robustos previstos e que já foram divulgados, como a fábrica de papel tissue da Suzano, o Porto da Imetame, ampliação da Portocel, e outros”, comentou o secretário José Eduardo F. de Azevedo.
Para José Gomes, Aracruz tem um potencial muito maior de crescimento. “O banco irá expandir, sim, a sua área de atuação e nós ampliaremos o nosso atendimento local, iniciando com o Crediamigo. Precisamos expandir e chegar até às micro e pequenas empresas do município. Temos as melhores condições de taxas de financiamento, possibilitando o crescimento das mais diversas áreas das cidades e Estados que compõem a Sudene. Tirem as ideias de expansão dos negócios da cabeça, pois o banco está disponível para ajudá-los no desenvolvimento econômico”, disse o presidente do Banco do Nordeste.
"Recebemos com muito respeito e honra de sermos inseridos na Sudene. O município tem tratado isso com muito respeito e zelo junto das associações empresariais. Isso tem que ser um grande fator no crescimento de Aracruz para, lá na frente, olharmos para trás e vermos que trilhamos o caminho certo, o caminho do desenvolvimento”, pontuou o diretor da Amear, Bruno Carlesso.
Para o deputado federal Evair de Melo, ver Aracruz dentro da Sudene é um avanço para que a cidade seja consolidada como uma potência econômica. “O município agora tem uma responsabilidade a mais, diante de uma jóia tão preciosa, ou seja, passa a ter uma oportunidade que muitos não têm. Agora, é preciso transformar isso em emprego e renda, além de enriquecer a população. O Banco do Nordeste está aí para ajudar os microempresários e empresários a concretizarem os seus sonhos e, com isso, dar um salto na inclusão”, ressaltou.
O prefeito Dr. Coutinho disse que o desenvolvimento econômico de Aracruz há muito tempo já vem sendo debatido. “Desde antes de sermos incluídos na área de atuação da Sudene, já estávamos debatendo a pauta e fortalecendo o desenvolvimento de forma ordenada para abrigar pequenos, médios e grandes empreendimentos. Recentemente sancionei um projeto de lei de nossa autoria que altera e regulamenta o uso e ocupação do solo na macrozona de desenvolvimento econômico e socioambiental, definindo, assim, o perímetro linear às margens das rodovias para adequar empreendimentos empresariais em Aracruz. A nossa expectativa é muito grande de que o banco cumpra esse papel tão importante que já vem cumprindo nas demais cidades já atendidas. Sabemos que quando trabalhamos com um único propósito, o progresso acontece”, disse.
Coutinho finalizou dizendo que “as oportunidades trazidas pela Sudene e pelo Banco do Nordeste não podem se perder na burocracia, mas que, com a união de todos, esse progresso será transformado em conquistas para a nossa gente”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano