Desenvolvimento Social promove um bate-papo entre conselheiros tutelares e o prefeito Dr. Coutinho

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com o Executivo no Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) reuniu cerca de 10 conselheiros tutelares da Sede e da Orla, no Gabinete do Prefeito, na tarde desta sexta-feira (18), para um bate-papo com o prefeito Dr. Coutinho.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, todas as crianças e adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e têm prioridade absoluta em qualquer situação. Os conselheiros tutelares, que são eleitos pela população, são os porta-vozes do público-alvo e atuam para que os direitos sejam garantidos. O ECA dispõe de 267 artigos que protegem essa importante parcela da sociedade, impondo ao Estado e à sociedade as obrigações e os deveres.
A secretária da pasta, Iohana Kroehling, disse que “ter essa oportunidade de estreitar vínculos com o Poder Executivo é essencial. As atividades desenvolvidas com pelos conselheiros são muito importantes e também duras, afinal, lidam com muitas adversidades na sociedade e sempre priorizam os direitos das nossas crianças e adolescentes. Ser conselheiro é um dom e fazer valer esses direitos não é uma coisa simples, e nós, que estamos na assistência social, sabemos que muitas vezes são violados. Aracruz desenvolve um trabalho de ponta, de muita qualidade e, por isso, são dignos de todo e qualquer reconhecimento”.
Para a conselheira da Sede, Lílian Sepulchro dos Santos, muitas coisas já foram conquistadas. “Ao longo dos anos o Conselho Tutelar cresceu e, junto, tivemos muitas conquistas. Atuo há dez anos como conselheira e sei que muita coisa precisa ser acertada. Diariamente lidamos com muitas situações e precisamos que toda a rede funcione para que as crianças e adolescentes sejam protegidos, afinal, a cidade está crescendo e, consequentemente, as demandas ficam muito sensíveis”.
Dr. Coutinho parabenizou os profissionais e ressaltou a importância de cada um na sociedade. “Vocês que zelam, orientam, encaminham, garantem os direitos e fiscalizam o público-alvo da situação de risco social e pessoal merecem todos os aplausos. Esse momento é muito importante, pois é uma parceria de mão dupla. O Governo Municipal entende o trabalho realizado e atua para que as políticas públicas sejam colocadas em prática, contribuindo, assim, com a garantia desses direitos estabelecidos pelo ECA e outras legislações. Juntos, temos a missão de, com a aplicação das medidas necessárias, agirmos para que crianças e adolescentes não sejam afetados nas mais diversas situações já conhecidas pela sociedade”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz