Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz
Desenvolvimento Social se reúne com projetos sociais para fortalecer a rede de assistência

Publicado em: 11/08/2022 às 18:08
Atualizado em: 11/08/2022 às 18:21
Publicado por: Thiago Rosse de Barros

... Imagem: Thiago de Barros

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), na sede do Projeto Girassol, uma roda de conversa com os projetos sociais existentes no município. O objetivo foi fortalecer a rede de assistência do município e ouvir as demandas, entre outros. 

Estiveram presentes os representantes da Apae, Instituto Preservarte, Projeto Saber Viver, Recanto Feliz, Lar São José, Casa de Acolhimento de Adultos, Recanto do Ancião, Pastoral, Grupo Escoteiros de Aracruz, além de servidores da pasta dos mais diversos equipamentos.

Com o tema “A Rede Socioassistencial e Gestão de Parcerias”, diversas informações pertinentes à Assistência Social foram apresentadas, bem como o processo de monitoramento e avaliação das atividades executadas, através dos termos de colaboração e fomento entre a Semds e as entidades. A gestão municipal atua, assim como o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o objetivo de garantir a proteção social (básica, média ou alta complexidade), ou seja, apoio a indivíduos, famílias e comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios (Cadastro Único e Serviço de Proteção Continuada em Rede - BPC), programas e projetos. 

“O momento foi muito bacana, pois nunca tínhamos participado de uma reunião como essa, um bate-papo. Foi muito importante abrir esse diálogo, ter esse momento de comunicação, fazendo com que nós possamos sentir que fazemos parte do processo, haja vista que executamos um serviço que agrega com a gestão. Colocamos na roda de conversa todas nossas demandas, desejos e outros. Sentimos um grande interesse da Semds de trabalharmos juntos, de fazer parte, todos nós de uma grande rede e oferecer o melhor para a população que usufrui dos projetos sociais. Tentamos ajudar as pessoas que saem dos projetos possam construir uma sociedade muito melhor”, disse a coordenadora administrativa e tesoureira do conselho gestor do Projeto Girassol, Jaqueline Maria Rossoni Loureiro.

“A assistência é uma engrenagem que só funciona se cada um fizer o seu papel, seja entidades que complementam os serviços, secretaria e outros. Esse momento que estamos tendo aqui é histórico, pois estamos debatendo a assistência como um todo diante a todos os atores. O gestor da parceria precisa ter claro que a função e execução do plano de trabalho diante aos atendidos tem que ser de excelência, afinal, quem precisa da assistência é aquele indivíduo que está na ponta e em sofrimento. Nós temos entidades funcionando perfeitamente, mas também temos aqueles que precisam de melhorias para atender melhor o seu público. Compreendemos todo o processo, todas as dificuldades, mas temos que ter a responsabilidade plena perante ao assistencialismo”, comentou a subsecretária da pasta, Gilcineia Xavier. 

De acordo com a secretária, é preciso fortalecer a nossa rede de proteção social. “Manter o diálogo permanente com toda a rede socioassistencial do município é essencial para que possamos fortalecer o trabalho realizado e qualificar o atendimento aos públicos-alvos, para que os direitos sejam garantidos”, ressaltou Iohana Kroehling.

A Semds vai organizar outros momentos e eventos com os representantes dos projetos sociais ainda este ano.