EMEF José Marcos Rampinelli encerra Projeto de Leitura

Publicado em: 19 de dezembro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
EMEF José Marcos Rampinelli encerra Projeto de Leitura
Na EMEF José Marcos Rampinelli, a leitura ganhou vida e um toque especial durante todo o ano letivo com a presença da mascote Cloé, uma simpática tartaruga que se tornou símbolo de incentivo à leitura e à escrita entre os estudantes. O projeto conduzido pela professora do 1º ano A, Sônia Neves, teve como objetivo principal despertar o interesse das crianças pela leitura, melhorar os índices de fluência leitora e promover a escrita de forma lúdica e interativa.

A cada semana, os alunos levavam a bolsa da Cloe para casa, contendo histórias, desafios matemáticos, caderno do Projeto Municipal Comunidade de Leitores, entre outras diversas atividades criativas, que envolviam os alunos em um universo encantador de letras e palavras. Os estudantes eram incentivados a ler para Cloé, escrever pequenas histórias, o que fez com que a prática da leitura e da escrita se tornasse algo prazeroso.

A professora Sônia, inovou ao usar a mascote como motivadora contínua, transformando a rotina escolar e fortalecendo o hábito e prazer diário da leitura.
O projeto trouxe resultados visíveis: os índices de fluência leitora avançaram significativamente nesta turma do primeiro ano. Pais e responsáveis também notaram a mudança no interesse das crianças.

Para encerrar o projeto com chave de ouro, no dia 17 de dezembro, a escola organizou a grande culminância com a celebração do aniversário da Cloé, uma festa repleta de emoção e atividades interativas para celebrar as conquistas. A mascote Cloé, carinhosamente representada por meio de uma pelúcia, foi o centro das atenções.
 “A Cloé trouxe um significado afetivo e lúdico para o aprendizado. Conseguimos unir o imaginário infantil com o desenvolvimento educacional, e os resultados falam por si”, destacou a professora Sonia Neves.

Essa ação não apenas motivou os alunos, mas também inspirou toda a comunidade escolar, provando que a criatividade, o carinho e a persistência podem ser os melhores aliados na educação, disse a diretora Marta Aiolfi.
 

Compartilhe em suas redes sociais: