Ensino Fundamental – Anos Finais: Prefeitura de Aracruz finaliza, com sucesso, processo de escolha dos livros didáticos para o quadriênio 2024-2027

Publicado em: 14 de agosto de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Semed
Ensino Fundamental – Anos Finais: Prefeitura de Aracruz finaliza, com sucesso, processo de escolha dos livros didáticos para o quadriênio 2024-2027


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), concluiu na última sexta-feira (11), o processo de escolha dos livros didáticos do Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano. Para esse processo, a Semed promoveu na semana passada, os encontros de formação com 16 grupos de professores do matutino e vespertino, dos diferentes componentes curriculares, com cada professor enviando sua proposta com uma ficha preenchida, onde foi feita uma tabulação e verificação das obras/coleções mais apontadas pelas escolas.

Também participaram representantes de escolas estaduais para que houvesse a unificação dos livros em Aracruz, e dentro dos critérios estabelecidos, cada professor inseriu entre as opções, se esses critérios foram alcançados satisfatoriamente, parcialmente ou não alcançado, como por exemplo, se o livro contempla as habilidades apresentadas no currículo utilizado na Rede Municipal de Ensino; se o projeto gráfico editorial é adequado/atrativo aos estudantes; se há organização que garanta a progressividade dos conhecimentos, dentre outros.

Desta forma, dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foram escolhidos os livros de línguas portuguesa e inglês, história, matemática, ciências, educação física, arte e geografia que serão usados no quadriênio 2024-2027. O PNLD foi dividido em três objetos, como as obras didáticas, os recursos educacionais digitais (REDs´) e as obras literárias.

Vale ressaltar que os livros são reutilizáveis, e por isso, o aluno não poderá realizar suas atividades nele. Todo esse processo de escolha foi supervisionado pela Coordenadora Municipal do Livro Didático em Aracruz, Marta Comério Cararetto e pela Coordenadora da Formação de Professores,  Alessandra Santos Sousa Lecco.

Compartilhe em suas redes sociais: