Equipes Gestoras das escolas de Educação em Tempo Integral são capacitadas sobre as rotinas de gestão e liderança

Publicado em: 04 de agosto de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Secom
Equipes Gestoras das escolas de Educação em Tempo Integral são capacitadas sobre as rotinas de gestão e liderança


A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz promoveu nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), no auditório do Polo UAB, Centro, uma formação sobre as rotinas de gestão e Liderança Servidora para as equipes gestoras das escolas de modalidade em Tempo integral EMEFTI´s Honório Nunes de Jesus, Professora Maria Luiza Devens e CMEBTI Esther Santos do Nascimento.

A formação, que foi ministrada pela pela Coordenadora de Educação do ES em Ação, Polliana Aroeira, objetivou promover uma reflexão e fortalecimento da rotina dessas equipes, a fim de potencializar seus trabalhos, além de alinhar as ações em gestão e liderança servidora, que se preocupa em oferecer práticas e ações voltadas para o desenvolvimento e capacitação dos seus colaboradores, promovendo sua evolução profissional e pessoal.

“Temos o compromisso de assegurar o cumprimento da missão do programa, pactuado em prol de uma educação de qualidade. Para tanto, as escolas precisam atuar com base na Liderança Servidora e assegurar que ações sejam realizadas à luz dos princípios e conceitos da metodologia do modelo de educação em tempo integral. Desta forma, os liderados se sentem mais motivados a continuar crescendo e participando mais ativamente”, ressaltou a coordenadora do Programa Roberta Bertaso Sepulchro Sant’Ana.

A Escola de Tempo Integral acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz com o Espírito Santo em Ação (ESA). Suas ações se iniciaram no município em fevereiro de 2022, em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade.

“Nós pretendemos atender 50% dos estudantes da nossa Rede Municipal de Ensino em jornada de tempo integral até 2025, cuja modalidade de ensino permite ampliar o tempo de permanência em uma jornada de nove horas diárias. Também são oferecidas atividades lúdicas, de esporte, lazer e culturais, com períodos de intervalos para repouso e refeições, o que reduz a tendência ao risco social, evasão escolar e reprovação”, lembrou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Compartilhe em suas redes sociais: