Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura

Publicado em: 04 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são avaliados na fluência da leitura

Entre os dias 1º e 12 de agosto as escolas da Rede Municipal de Aracruz realizam a ‘Avaliação da Fluência em Leitura’ com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A ação integra o Sistema Capixaba de Avaliação da Educação Básica (Sicaeb), conforme estabelecido no Protocolo de Intenções nº 050/2023, firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e as Secretarias Municipais, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O objetivo principal da avaliação é aferir o desempenho dos estudantes no processo de alfabetização por meio da leitura oral, subsidiando o planejamento pedagógico e a (re)formulação de políticas públicas educacionais. São analisados aspectos como precisão, velocidade e expressividade na leitura, elementos fundamentais para garantir uma melhor compreensão dos textos.

A aplicação ocorre por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), que grava a leitura dos estudantes. A tecnologia permite avaliar a fluidez, entonação, ritmo e precisão na leitura, além da compreensão textual, identificando o nível de fluência de cada aluno e orientando intervenções pedagógicas mais assertivas.

Ciclo de Intensificação da Fluência Leitora
Com o intuito de fortalecer o desenvolvimento da fluência leitora no município, a Secretaria de Educação (Semed) de Aracruz implementou, no período que antecedeu a avaliação, o Ciclo de Intensificação da Fluência Leitora. A ação teve como foco os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental que se encontram no nível iniciante de leitura, promovendo avanços significativos em suas habilidades.

A equipe técnica da Semed realizou visitas às escolas para acompanhar a execução do ciclo, monitorar os resultados e oferecer apoio direto às equipes pedagógicas, sugerindo melhorias para o acompanhamento dos alunos. “Além disso, nossos professores do 2º ano participaram de uma formação específica para o alinhamento da proposta do ‘Ciclo de Intensificação’, o que permitiu a troca de experiências e estratégias pedagógicas, garantindo maior integração entre teoria e prática”, destacou a técnica da Semed, Viviane Cabidelle.

Durante o ciclo foi proposta à equipe escolar a escuta da leitura dos estudantes em quatro momentos semanais: dois com os pedagogos e dois em sala de aula com os professores. Essa rotina intensificada proporcionou um acompanhamento contínuo e a realização de intervenções mais eficazes. Para a técnica da Semed, Benedita Sperandio, a iniciativa já apresenta resultados positivos.

“Com essas atividades, temos mais chances de engajar os professores nas práticas de leitura e de melhorar os resultados na Avaliação da Fluência. O ciclo demonstrou a importância da escuta sistemática da leitura, do trabalho colaborativo entre equipe pedagógica e docentes, e do monitoramento ativo para promover o sucesso na alfabetização em nosso município”, afirmou.

Compartilhe essa notícia: