Formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) discute as Concepções de Infâncias

Publicado em: 30 de agosto de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) discute as Concepções de Infâncias


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), no auditório do Polo UAB, Centro, uma Formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Com o tema "Concepções de Infâncias", ela foi destinada a Pedagogos e Professores da pré-escola, sendo mediada por Lucimara Machado, Coordenadora Municipal do Paes e Marli Marli da Penha Vieira Gomes dos Santos, Professora Multiplicadora da Formação para a Educação Infantil.

Essa formação ocorre por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com os municípios em uma modalidade híbrida (presencial e online), e os participantes ainda terão que compartilhar em fóruns aspectos que considerarem relevantes.

De acordo com Lucimara Machado, essa formação sistematizada do Paes visa dialogar com professores e pedagogos da pré-escola sobre as concepções de criança, infâncias, currículo e a jornada escolar, esperando fortalecer as vivências, experiências e aprendizagens delas. “Nosso objetivo maior com o pacto é fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino”, disse.

Ainda segundo a Coordenadora Municipal do Paes em Aracruz, o foco é alcançar melhorias nos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, formação continuada, material estruturado (1º ao 4º ano do Ensino Fundamental), currículo e avaliação.

O Paes tem a premissa de viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as redes de ensino do estado e municípios, com diálogos permanentes, além de ações conjuntas para fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais dos estudantes.

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