Formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) discute as Concepções de Infâncias

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), no auditório do Polo UAB, Centro, uma Formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Com o tema "Concepções de Infâncias", ela foi destinada a Pedagogos e Professores da pré-escola, sendo mediada por Lucimara Machado, Coordenadora Municipal do Paes e Marli Marli da Penha Vieira Gomes dos Santos, Professora Multiplicadora da Formação para a Educação Infantil.
Essa formação ocorre por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com os municípios em uma modalidade híbrida (presencial e online), e os participantes ainda terão que compartilhar em fóruns aspectos que considerarem relevantes.
De acordo com Lucimara Machado, essa formação sistematizada do Paes visa dialogar com professores e pedagogos da pré-escola sobre as concepções de criança, infâncias, currículo e a jornada escolar, esperando fortalecer as vivências, experiências e aprendizagens delas. “Nosso objetivo maior com o pacto é fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino”, disse.
Ainda segundo a Coordenadora Municipal do Paes em Aracruz, o foco é alcançar melhorias nos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, formação continuada, material estruturado (1º ao 4º ano do Ensino Fundamental), currículo e avaliação.
O Paes tem a premissa de viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as redes de ensino do estado e municípios, com diálogos permanentes, além de ações conjuntas para fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais dos estudantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município