Fórum em Aracruz discute preconceito contra pessoas com deficiência

Publicado em: 03 de dezembro de 2024
Texto: Alessandra Mesquita
Imagem: Humberto Demarchi
Fórum em Aracruz discute preconceito contra pessoas com deficiência

Com objetivo de promover discussões e disseminar informações relevantes sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, aconteceu em Aracruz no dia 28 de novembro o 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência que abordou o tema “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é”. O evento foi o organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Aracruz. 

“A nossa luta tem que ter como foco os verdadeiros protagonistas que são as pessoas com deficiência e a causa. Só assim vamos conseguir avançar rapidamente na garantia pelos direitos e pela cidadania”, ressaltou a secretária da Semas, Rosilene Filipe que destacou também “quando trabalhamos junto os Conselhos Municipais, a sociedade civil e as instituições a gente passa a ter uma visão mais ampla sobre as necessidades reais das pessoas com deficiência e a chance das políticas de inclusão darem certo é muito maior”.

Alline Siqueira, presidente CMDPD ressaltou a importância do diálogo incisivo a garantia do acesso às políticas públicas, o respeito à diversidade humana, tecnologias assistivas e acessibilidade, comunicação eficaz e universal e a significância da avaliação biopsicossocial. “Nossa busca é pela inclusão integral da pessoa com deficiência, não no sentido literal, mas efetivo, com a participação deles em todos os ambientes, pois eles têm uma grande capacidade e nos surpreendem com seus desenvolvimentos e habilidades. O capacitismo está em toda a sociedade, e esse Fórum traz a reflexão do papel da família, da escola, do município, das empresas e da própria população”.

Compartilhe em suas redes sociais: