Motos com Kadron são apreendidas com auxílio da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI)

Publicado em: 14 de fevereiro de 2023
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Secom
Motos com Kadron são apreendidas com auxílio da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI)

Seis motos que fazem uso das descargas conhecidas como “kadron” foram apreendidas na última semana, depois de uma ação realizada pelas polícias Militar e Civil, em conjunto com a Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz. Também foram registrados 15 boletins de ocorrência, onde o dono da moto deve retirar o escapamento alterado e apresentar à polícia para averiguação. Caso não seja apresentado, multas começam a ser aplicadas. 

A operação é fruto das ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que visa promover mais segurança aos cidadãos aracruzenses. Esse já é o segundo ato realizado com o objetivo  de retirar de circulação essas motocicletas que são motivos de reclamações da população em geral. 

O uso de motocicletas com a descarga alterada pode ser denunciada pela população, é o que explica  Leandro Sperandio, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic). “Temos duas formas de enfrentar esse problema. A primeira é denunciando pelo telefone 190, onde o cidadão que presenciar tal situação tem a oportunidade de relatar todo o fato. Com isso, o motorista  que está irregular precisa ser abordado pelo policial.  Se neste momento não for possível fazer essa ação, o cidadão pode ligar para o 181 ou realizar o Boletim Online e descrever a situação que está incomodando, passando também o maior número de informações possíveis, assim, sendo instaurado um inquérito”, destacou. 

As denúncias permitem que a Polícia Militar colete o maior número de informações possíveis, principalmente o número das placas de cada moto, e assim, repasse a CISI. 

“A CISI tem sido uma grande aliada da gestão em garantir a segurança de toda a população. Os equipamentos são altamente tecnológicos e com um sistema inteligente, o que proporciona a rápida identificação do que foi solicitado e assim, contribuindo com a produção de provas, identificação de autores e a resolução de toda e qualquer demanda”, destacou o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho. 

O algoritmo utilizado no sistema da CISI guarda a placa das motos fornecida pelas polícias e, quando os veículos  passam pelas câmeras do cerco inteligente, alarmes sonoros são emitidos e as equipes da polícia militar são acionadas.

 

Kadron

A descarga conhecida como 'Kadron' é um escapamento que provoca barulho perturbador e está presente pelas vias do município. “O equipamento é proibido pelas leis que regem o trânsito no Brasil”, detalha Marcus Coelho. Salienta, ainda, que as diligências serão intensificadas na cidade com objetivo de combater o uso do escapamento.

 

Videomonitoramento

O novo sistema conta com 50 câmeras de videomonitoramento PTZ - câmera 360º - que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Outros dez equipamentos são fixos. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras farão monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população.

Compartilhe em suas redes sociais: