Novo sistema do SAAE Aracruz permite acompanhamento online dos serviços realizados pelas equipes

Publicado em: 03 de agosto de 2023
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SAAE Aracruz
Novo sistema do SAAE Aracruz permite acompanhamento online dos serviços realizados pelas equipes


Após a implantação de várias melhorias no sistema comercial do SAAE Aracruz, como o pagamento de contas através do PIX, novo website, inclusão de Coordenadas Geográficas no cadastro comercial, a autarquia implantou o Sistema de OS (Ordens de Serviço) online por meio de smartphones.

As equipes comerciais e técnicas responsáveis pela execução de ligações de água e esgoto, religações, cortes, inspeções, mudanças de local de padrão, dentre outros, foram equipadas com smartphones que possui um aplicativo que recebe diretamente do Sistema Comercial, por meio digital, as ordens de serviço. O treinamento e instalação da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) foi conduzido pela equipe própria do SAAE, sob supervisão da equipe da SANEGRAPH, que possui o módulo Ordens de Serviços integrado ao Sistema Comercial atualmente contratado.

O novo sistema promoverá melhorias significativas na qualidade dos registros de deslocamentos, tempos de execução e dados de execução, pois serão capturados no smartphone durante o atendimento das equipes. Com isso, eliminam-se inconsistências de dados, permitindo a consolidação dos indicadores de atendimento para gestão das perdas de água, continuidade no fornecimento de água, frequência de faltas de água, dentre outros.

“Antes, todas as atividades que geram ordens de serviço eram feitas por meio de papel que agora também é eliminado”, afirmou Amadeu Wetler, Diretor do SAAE de Aracruz.

O novo sistema traz importantes mudanças na programação dos serviços, isto porque, a todo momento, o programador pode verificar no mapa a localização em tempo real de cada equipe, as Ordens de Serviços que foram executadas e aquelas que ainda serão executadas no decorrer do dia. Isto possibilita uma melhor distribuição dos serviços.

Além disto, uma nova ordem de serviço gerada nos canais de atendimento poderá ser destinada, imediatamente, ao smartphone da equipe que estiver mais próxima do local onde  o atendimento foi solicitado. Isso só é possível porque foi implantado no cadastro do SAAE, no início de 2023, os dados das coordenadas geográficas de cada unidade consumidora e o cruzamento das coordenadas é feito com a coordenada de localização dos smartphones.

“São melhorias que modernizam a Autarquia, o que possibilita atender cada vez melhor os clientes do SAAE de Aracruz”, finalizou Wetler.


Com informações do SAAE Aracruz 

Compartilhe em suas redes sociais: