Novos membros do Conselho Tutelar de Aracruz são empossados

Os novos membros que integrarão o Conselho Tutelar de Aracruz tomaram posse na manhã desta quinta-feira (22). A solenidade foi realizada na Casa dos Conselhos e contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho e da secretária de Desenvolvimento e Trabalho (Semds), Iohana Kroehling.
Os novos membros foram eleitos no último domingo (18), por meio de uma votação que levou 1305 pessoas às urnas. Dois conselheiros foram eleitos para serem membros titulares e quatro para suplentes.
O Conselheiro Tutelar exerce a função de zelar pelos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Atua como a porta de entrada da rede de proteção, desempenhando papel fundamental na prevenção e na proteção desse público diante de situações que importem em vulnerabilidade e risco.
"É sempre bom que a sociedade entenda que o primeiro a garantir os direitos da criança e do adolescente é a sua família. Mas quando essa proteção falha é que percebemos a importância do papel do conselheiro tutelar, que deve agir imediatamente para garantir as medidas de proteção, que em cada caso devem ser tomadas. É por isso que o conselheiro tutelar tem nas suas atribuições a importante missão de trabalhar com coragem, determinação e agilidade", destacou a Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Aracruz, Gilcinéia Ferreira.
A secretária da Semds, Iohana Kroehling destacou a função dos conselheiros. “Os Conselheiros Tutelares compõem uma rede de garantia de direitos, formada pelo Poder Público, Ministério Público, Poder Judiciário e Entidades Socioassistenciais, onde estes juntos possuem como papel fundamental adotar medidas protetivas pertinentes a cada caso, garantindo os direitos das crianças e adolescentes do município de Aracruz", disse.
O prefeito Dr. Coutinho comentou sobre o trabalho dos conselheiros. “Aracruz é uma cidade que tem um olhar especial para nossas crianças e adolescentes, e o trabalho dos conselheiros é um grande potencializador desse cuidado. Os profissionais trarão novos caminhos para que os trabalhos possam ser realizados com excelência e atendermos, de fato, quem precisa”, concluiu.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro