Obra de infraestrutura no valor de R$1.9 milhão beneficiará a comunidade de Comboios e região em Aracruz
Nesta quarta-feira (23) será autorizado a contratação para início das obras de pavimentação do Acesso da ES-010 até a Comunidade de Comboios, iniciativa que conta com recursos do Novo Acordo do Rio Doce, captados na Secretaria de Recuperação do Rio Doce. Essa ação é aguardada há anos pelas comunidades e que agora começam a sair do papel.
A pavimentação com extensão de 1,715 quilômetro será realizada com blocos de concreto intertravados no trecho de acesso a Rodovia Estadual ES-010 a comunidade da aldeia indígena de Comboios. A pavimentação desse trecho é uma demanda levantada pela população local em audiências públicas, visando o aumento da segurança viária e melhoria na mobilidade urbana.
Essa ação contribui para a resiliência territorial e para a retomada do desenvolvimento local, estando em consonância com as iniciativas compensatórias socioambientais e socioeconômicas a serem executadas no Estado. O município foi diretamente afetado pelo rompimento da Barragem da Samarco e as comunidades indígenas, os pescadores e produtores rurais tiveram suas atividades econômicas diretamente impactadas, assim como o setor de turismo.
A ação vai beneficiar aproximadamente 600 a 800 habitantes. O trecho que receberá os serviços atende diretamente à reparação compensatória devida a comunidades tradicionais atingidas pelo colapso de atividades pesqueiras e agrícolas na Bacia do Rio Doce. Esta obra está alinhada com o planejamento estadual, constando no Plano Plurianual PPA 2024-2027.
O prefeito em exercício, Beto Vieira, destaca que a obra tem como objetivo ampliar a infraestrutura costeira e fortalecer atividades econômicas na região. “Estão sendo priorizados investimentos estruturantes junto com a Secretaria de Recuperação do Rio Doce, pois as comunidades de Comboios e região sofreram muito por conta do desastre de Mariana. É uma forma de oferecer condições de infraestrutura para que o turismo e a agricultura possam se desenvolver”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realiza limpeza e higienização de fios em postes neste domingo (8)
- 5ª edição do Empodera Mais reúne mulheres para incentivar o empreendedorismo e a autonomia feminina
- Prefeitura de Aracruz divulga relação das escolas onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura o segundo Escritório Social Municipalizado do Espírito Santo
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo