Pacto Brasil Alfabetizado: Prefeitura de Aracruz realiza formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita

Publicado em: 03 de julho de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Pacto Brasil Alfabetizado: Prefeitura de Aracruz realiza formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou nos turnos matutino e vespertino desta segunda-feira, no Polo UAB, Centro, uma formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita. Na ocasião, os professores foram recebidos em um acolhimento e café, com os cantores Sandro de Laia na parte da manhã, e Krissa de Oliveira à tarde, ao som de viola e voz, abordando as cantigas da Educação Infantil.

A ação faz parte do Pacto Brasil Alfabetizado: - Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) –, que tem como formadoras as pedagogas Viviane Reis e Eliane Freitas. O LEEI constitui-se em uma proposta de política pública federal de desenvolvimento profissional no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas, direcionada a crianças de 4 a 5 anos de idade.

Nos dois turnos, foi trabalhado com os professores a musicalidade. Em uma metodologia prática, as pedagogas se interagiam com eles, utilizando de figuras com desenhos diversos, para que uma música fosse cantada. Eles também tinham à sua disposição vários instrumentos musicais para os ajudarem na performance. “Acho muito agradável e favorável essa prática. Além da nossa interação, fazemos com que os professores se sintam estimulados a replicarem esse aprendizado com os alunos, que também adoram cantar”, disse a pedagoga Thamara Alves Gregório Campos. 

A pedagoga Viviane Reis explicou que tal metodologia busca provocar nos discentes um estímulo à criatividade para cantar. “Eles poderão abranger suas visões para tudo que possa provocar uma música, para tudo que lembra uma cantiga, e assim, fazer com que as crianças na escola também cante, como por exemplo, ao ver algum inseto ou desenho que lembre uma canção infantil”, disse.

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