Praias de Aracruz seguem próprias para banho

Publicado em: 15 de janeiro de 2026
Texto: Thiago Peroni
Imagem: Comunicação
Praias de Aracruz seguem próprias para banho

Aracruz está em grande destaque nas mídias, seja na logística, industrial e no lazer. A qualidade da água das praias da orla é acompanhada de forma contínua pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), através da gerência de Controle e Qualidade Ambiental (GCQA). O monitoramento da balneabilidade é realizado em 15 praias ao longo do litoral, com base em critérios técnicos que determinam as condições do mar para o uso recreativo da população.

As praias são monitoriadas pelo programa passando por uma análise técnica laboratorial. As águas que possuem o relatório de próprias para banho são sinalizadas pela cor verde. Já as impróprias para banho pela cor vermelha.

O mais recente relatório divulgado pela Prefeitura de Aracruz indica que todas as praias monitoradas estão próprias para banho, um indicativo de que as medidas de controle ambiental e de saneamento têm surtido efeito positivo. A lista dos balneários próprios para banho incluem as praias de Barra do Sahy (em múltiplos pontos), Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê, Padres, Sauna, Coqueiros, Santa Cruz e Formosa, entre outros pontos que atraem moradores e turistas durante a estação mais quente do ano.  

A balneabilidade é o termo que classifica a qualidade das águas para atividades recreativas, de contato direto com as águas, como natação e esportes aquáticos sendo uma informação essencial para a segurança dos banhistas. A avaliação consiste em critérios que consideram a presença de bactérias e outros parâmetros que podem comprometer a saúde pública. 

Com a balneabilidade classificada como Própria, a Prefeitura de Aracruz reforça que a manutenção dessa qualidade depende diretamente da responsabilidade de cada munícipe. É fundamental que os banhistas recolham o próprio lixo e realizem o descarte correto dos resíduos, evitem o uso das áreas de restinga para churrascos ou qualquer outra atividade que possa causar degradação ambiental e respeitem rigorosamente as orientações dos guarda-vidas, quando presentes. A preservação do meio ambiente e a segurança de todos são deveres compartilhados, e atitudes conscientes garantem praias limpas, seguras e adequadas para uso coletivo.

Acesse Turismo de Aracruz

Compartilhe essa notícia: