Prefeito Dr. Coutinho recebe visita de representante do consulado dos Estados Unidos (Seção Rio de Janeiro)

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), Giuseppe Coutinho, Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo e SAAE, Amadeu Wetler, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (13), o vice-cônsul dos Estados Unidos (Seção Rio de Janeiro), Collin Neal.
O Consulado é responsável por diversos tipos de serviços diplomáticos e comerciais e pela coordenação das atividades governamentais nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. A visita objetivou apresentar ao vice-cônsul a cidade de Aracruz e sua força econômica, potencial, características e perfil para a coleta de dados, informações e materiais que poderão ser usados em treinamentos de futuros clientes.
“Estamos aqui para poder conhecer a cidade e entender suas forças econômicas e o nosso público, que são as pessoas que vão solicitar os vistos para o turismo, trabalho temporário e estudos, por exemplo. É muito importante para a gente aprender mais sobre Aracruz, especialmente após a pandemia”, destacou Collin Neal.
O Governo Municipal apresentou ao vice-cônsul um vídeo mostrando todo o potencial da cidade, como sua localização privilegiada, cadeia produtiva diversificada e empresas mundialmente reconhecidas, que estão com previsão para se expandir, além do complexo portuário que está melhorando sua infraestrutura, a indústria naval que está recebendo a fabricação de grandes navios e plataformas e o aquecimento do mercado imobiliário.
Após a apresentação, o secretário José Eduardo (Semde) destacou a importância da conexão do município com o consulado. “Acredito que a demanda do consulado para o município de Aracruz gira em torno dos negócios empresariais, industriais e de turismo. A construção da Imetame Porto Aracruz por exemplo, é o maior projeto privado do estado em execução e um dos maiores do país. Ele vai apoiar toda nossa logística, sendo que muitas empresas já buscam vir aqui por conta disso. Essa conexão entre o consulado e a cidade é muito importante, não apenas para a questão turística, pois como as nossas empresas trabalham e operam com o mercado internacional, muitos profissionais têm essa ligação com o exterior”, pontuou.
Collin Neal também ouviu do governo como foram os trabalhos para conter a pandemia, quais novos serviços o município deseja atrair, como a futura mão de obra será capacitada, as demandas de emprego, a renda média do aracruzense, além dos maiores desafios. “A gestão criou um gabinete de crise e trabalhamos no incentivo à vacinação para conter o avanço da pandemia. Com relação às prioridades de atração, como nossos empreendimentos estão conectados com as indústrias e a área portuária, além do centro de distribuição e logística, estamos visitando empresas nesta área. Grandes navios vão operar aqui, por isso estamos preparando os profissionais com cursos de qualificação e capacitação, sendo que nossa demanda de emprego é maior que a mão de obra em determinadas áreas. Temos que criar condições para um crescimento planejado e ordenado”, enfatizou o chefe do executivo.
Dr. Coutinho também agradeceu a presença do consulado e convidou Collin Neal a conhecer o município. “Obrigado pela visita do vice-cônsul. A reunião foi muito produtiva e eu gostaria que você voltasse com mais tempo para conhecer nossa orla, portos e indústrias. Essa parceria só tem a nos fortalecer”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana