Prefeitura de Aracruz participa de reunião com Simplifica/ES e Junta Comercial para conhecer estudos de implementação da nova etapa do sistema

Publicado em: 08 de outubro de 2022
Imagem: Humberto De Marchi

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo e Finanças (Semfi), Geraldo Magela, recebeu em seu Gabinete na manhã desta sexta-feira (8), a Coordenadora do Simplifica/ES, Rosilene Sant´Anna, o Coordenador do Escritório do Empreendedor da Junta Comercial, Éber Gonsalves Cordeiro, além do Diretor da Empresa Vox Tecnologia, James Matos, para uma reunião que apresentou ao executivo municipal os passos para a implementação das etapas mais avançadas do Simplifica/ES em Aracruz e do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (SLIM).

O Simplifica Espírito Santo é o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios, que visa facilitar o atendimento aos empreendedores, reduzindo o tempo de abertura de empresas. Sua atuação é voltada para a revisão de processos e procedimentos que causam morosidade no registro e na legalização de negócios, integrando órgãos e centralizando serviços.

A coordenação do programa Simplifica ES é feita pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e Junta Comercial. Ele é integrado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), onde é feito o processo de integração de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

“Essa reunião veio apresentar estudos para ampliação de uma etapa mais avançada do Simplifica/ES em Aracruz, que foi escolhida pelo Governo do Estado junto com as cidades de Cariacica e Colatina para participar desse processo. Durante a reunião foram apresentados os pontos mais importantes desse processo que vai melhorar e desburocratizar o ambiente de negócios, o que criará mais oportunidades de renda e emprego, além de novos investimentos para Aracruz”, explicou o secretário da Semde, José Eduardo.

A Coordenadora do Simplifica/ES, Rosilene Sant´Anna mostrou ainda que um baixo índice de modernização no sistema pode acarretar vários danos durante o processo de atendimento às empresas que querem abrir negócio na cidade. “A não devida modernização no sistema pode ocasionar perda de arrecadação, divergência entre informações, falta de controle com a inteligência artificial, além da impossibilidade de cruzamento de informações”, disse.

Como é de interesse do município contratar os serviços do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (SLIM), um grupo de trabalho envolvendo as secretarias afins e Governo do Estado vai atuar para que a implementação dessas medidas seja alcançada nos próximos seis meses, o que permitirá uma maior simplificação, com mapeamento e redesenho de procedimentos, e atualização, com a revisão da legislação.