Prefeitura inaugura nova escadaria na Praia de Gramuté para promover acesso e proteger vegetação
A Prefeitura de Aracruz inaugurou nesta quarta-feira (26) a nova escadaria da Praia de Gramuté. Antes, o acesso ao local, que é uma Área de Proteção Ambiental, era difícil e feito por moradores. Agora, o caminho para chegar até a praia está adaptado de forma ecológica, com degraus capazes de drenar a água da chuva e corrimãos de madeira.
“Equipes da prefeitura e jardineiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) trabalharam nesse projeto. É uma escadaria rústica, integrada à natureza, com piso permeável para evitar erosão do solo e ainda valoriza o espaço e permite a passagem mais intensa de pessoas”, explicou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Débora Paula da Silva tem 80 anos e é moradora antiga de Praia Formosa. Ela foi uma das primeiras a utilizar a nova escadaria. O motivo de tanta expectativa é que antes ela não conseguia ir até a praia, já que o acesso era difícil e escorregadio. “Agora ficou ótimo. Era muito perigoso descer até a praia, principalmente para idosos, para crianças, mas agora está perfeito”, disse ela ao subir a escadaria.
Além de promover acessibilidade à Praia de Gramuté, a nova escadaria é também uma forma de proteger a vegetação, isso porque, devido a dificuldade que frequentadores tinham de descer o caminho até a praia, fazia com que novas trilhas surgissem e muitas vezes esse processo era feito de forma incorreta.
“A Praia de Gramuté é a primeira praia de Aracruz para quem vem da região metropolitana. O acesso a ela era muito restrito, principalmente por ser uma descida. O local passou a ser bastante frequentado, então a própria comunidade do entorno solicitou que a prefeitura fizesse essa intervenção”, disse o prefeito Dr. Coutinho.
Praia de Gramuté
A Praia de Gramuté é a primeira das praias de Aracruz, com 1,3 km de extensão e localizada no extremo sul do litoral de Aracruz, ao lado do Portal do Rio Preto. Para acessá-la, basta seguir uma trilha que desce pelas falésias cobertas pela mata atlântica, ao lado esquerdo do Portal de Aracruz. Com a maré baixa, corais e rochas se revelam e formam ótimas piscinas naturais, conhecidas como “ofurôs naturais” , além de ser um ótimo cenário para fotografias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028