Prefeitura inaugura nova escadaria na Praia de Gramuté para promover acesso e proteger vegetação

A Prefeitura de Aracruz inaugurou nesta quarta-feira (26) a nova escadaria da Praia de Gramuté. Antes, o acesso ao local, que é uma Área de Proteção Ambiental, era difícil e feito por moradores. Agora, o caminho para chegar até a praia está adaptado de forma ecológica, com degraus capazes de drenar a água da chuva e corrimãos de madeira.
“Equipes da prefeitura e jardineiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) trabalharam nesse projeto. É uma escadaria rústica, integrada à natureza, com piso permeável para evitar erosão do solo e ainda valoriza o espaço e permite a passagem mais intensa de pessoas”, explicou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Débora Paula da Silva tem 80 anos e é moradora antiga de Praia Formosa. Ela foi uma das primeiras a utilizar a nova escadaria. O motivo de tanta expectativa é que antes ela não conseguia ir até a praia, já que o acesso era difícil e escorregadio. “Agora ficou ótimo. Era muito perigoso descer até a praia, principalmente para idosos, para crianças, mas agora está perfeito”, disse ela ao subir a escadaria.
Além de promover acessibilidade à Praia de Gramuté, a nova escadaria é também uma forma de proteger a vegetação, isso porque, devido a dificuldade que frequentadores tinham de descer o caminho até a praia, fazia com que novas trilhas surgissem e muitas vezes esse processo era feito de forma incorreta.
“A Praia de Gramuté é a primeira praia de Aracruz para quem vem da região metropolitana. O acesso a ela era muito restrito, principalmente por ser uma descida. O local passou a ser bastante frequentado, então a própria comunidade do entorno solicitou que a prefeitura fizesse essa intervenção”, disse o prefeito Dr. Coutinho.
Praia de Gramuté
A Praia de Gramuté é a primeira das praias de Aracruz, com 1,3 km de extensão e localizada no extremo sul do litoral de Aracruz, ao lado do Portal do Rio Preto. Para acessá-la, basta seguir uma trilha que desce pelas falésias cobertas pela mata atlântica, ao lado esquerdo do Portal de Aracruz. Com a maré baixa, corais e rochas se revelam e formam ótimas piscinas naturais, conhecidas como “ofurôs naturais” , além de ser um ótimo cenário para fotografias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"