Programa Qualificação para o Turismo: Aracruz é o primeiro município a receber o Curso de Cozinha Mediterrânea no Espírito Santo

Publicado em: 20 de julho de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Secom/divulgação
Programa Qualificação para o Turismo: Aracruz é o primeiro município a receber o Curso de Cozinha Mediterrânea no Espírito Santo

Aconteceu de segunda-feira (18) a quarta-feira (20), na Igreja Bethel, em Praia dos Padres, o Curso de Cozinha Mediterrânea. Trata-se de uma ação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) da Prefeitura de Aracruz. Aracruz foi o primeiro município a receber o curso, dentre outros 42 de todo estado que fizeram a solicitação para participarem.

As aulas teórica e prática tiveram uma duração de cinco horas (14h às 19h) e foram aplicadas pelo professor Oderlei Carioca Dematte. O objetivo foi oferecer qualificação e aperfeiçoamento dos prestadores de serviços turísticos, formando mão de obra qualificada para atender a demanda do setor, principalmente na orla, criando, assim, oportunidades para fazer de Aracruz uma cidade cada vez mais preparada para receber os turistas, visitantes e moradores.

De acordo com o professor Oderlei, a cozinha mediterrânea tem esse nome por ter uma grande influência dos ingredientes usados por países do mediterrâneo. “Em países como Portugal, Itália, França e Espanha, por exemplo, banhados pelo mar mediterrâneo, a cozinha é parecida com a capixaba pelo uso dos frutos do mar. Teremos aulas teóricas com a história da cozinha mediterrânea durante a prática”, disse.

A aula inaugural contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, do Gerente de Turismo (Semtur), Thiago Igo Rodrigues da Silva, do Gerente de Gestão da Setur, Murilo Vago, e da Analista de Educação Profissional do Senac, Maria Vitalina. Ao todo 15 alunos participaram do curso de capacitação profissional que está contemplando municípios das dez regiões turísticas até 2023 para atender de acordo com a demanda de capacitação de cada localidade, sendo que cada gestor municipal optou pelas capacitações de acordo com sua região.

“Só tenho a agradecer essa parceria com o governo do estado que muito tem nos ajudado a capacitar nosso munícipes. Estamos trabalhando para poder levar em cada canto de nossa cidade cursos que possam ajudar nossos munícipes a atenderem as demandas do mercado. Estudem e levem a sério essa capacitação que sem dúvida oferecerá conteúdos para melhor atender os turistas, quem nos visita e aos próprios moradores”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

Confira abaixo os pratos elaborados durante o curso:
Brandade de Morue; Fusilli com Linguiça; Funcho e Vinho Tinto; Salada de Lulas com Feijão Branco; Petit Francis Provençal; Poulet Aux Fines Herbes; Tian de Legumes; Daube Provençale e Terrine Mediterrânea.

Compartilhe em suas redes sociais: