Programa Rio Doce Escolar: professores e gestores de Rede Municipal de Ensino terão formação em Educação Ambiental

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), será parceira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), nas ações do Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce. Nesta última sexta-feira (21), a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, na companhia da diretora do CMEI Tia Anastácia, Rosieli Merotto Foletto, recebeu as visitas da Coordenadora-Geral do Projeto, Manuella Villar Amado e dos coordenadores Aline Nunes, Luciane Lima Vieira e Diego Suhet para dar início às conversas.
“A previsão é que as ações se iniciem no mês de novembro. Até lá, as partes envolvidas irão definir as agendas do programa, seu calendário, além de organizarem as escolas. Serão aproximadamente 40 instituições de ensino envolvidas, sendo que cada uma poderá receber um incentivo de até R$ 10 mil para cada Grupo de Trabalho (GT)”, explicou Jenilza.
O projeto é realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, em parceria com a Fundação Renova, Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e faz parte do Programa 33 da Fundação Renova para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG.
Seu objetivo é realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas), localizados na região da bacia do Rio do Doce, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os professores e gestores que atuam nas escolas públicas do município de Aracruz terão a oportunidade de realizar formação continuada em “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental” e “Especialização em Educação Ambiental”.
Os cursos têm como metodologia a formação de grupos de trabalhos (GTs), que atuarão no planejamento e execução de Projetos de Educação Ambiental em suas escolas. Com essa formação, o Ifes pretende articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a proposição de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos