Programa Saúde na Escola: Aracruz representa região Sudeste em Seminário Nacional

Após receber a visita de técnicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em setembro deste ano, que estiveram no município para compreender a gestão intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), tido como referência na Região Sudeste, Aracruz participou nesta semana, em Brasília, do Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Oficina PSE: A voz dos municípios. O evento reuniu representantes de governos estaduais e municipais, além de educadores, profissionais de saúde, pesquisadores e parceiros institucionais, para debater estratégias que unam saúde e educação em prol da formação integral dos estudantes.
A cidade esteve representada pelas Coordenadoras das Ações do PSE em Aracruz, a pedagoga Giucirlene de Bortoli (Semed), a psicóloga Juliana Monteiro Gomes de Oliveira Ferreira (Semsa), além da subsecretária de Assistência Social (Semas), Eni Martins de Araújo Del Pupo. O primeiro dia do evento foi na FIOCRUZ, onde as cinco regiões selecionadas apresentaram a governança e ações exitosas em seus municípios.
Aracruz se destacou pelo trabalho Intersetorial que desempenha por meio dos números de ações e gestão do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM). “Estar na Fiocruz nos mostra que trilhamos o caminho certo. Acredito que nosso diferencial é a interlocução com outros setores, o que tem sido potencializador, além da sistematização e organização dos serviços com um cronograma fixo, semanal e mensal, o que contribuiu para esse fortalecimento. A união das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde também é um grande diferencial, repercutindo de uma forma linda e nos trazendo aqui”, ressaltou a psicóloga Juliana Monteiro Gomes de Oliveira Ferreira.
“Foi muito rico e gratificante representar a região sudeste nestes dois eventos. Durante as oficinas pudemos apresentar nossas experiências exitosas do PSE. Posso afirmar que nosso trabalho intersetorial vem se fortalecendo cada vez mais com as ações desenvolvidas nas escolas, o que nos deu reconhecimento nos demais municípios vizinhos e no estado, nos credenciando a apresentar nossos resultados para todo o país”, destacou a pedagoga Giucirlene de Bortoli.
“Essa é uma grande conquista para Aracruz. Nós somos destaque no Programa Saúde na Escola (PSE), sendo o município da região Sudeste a se destacar com o programa. Isso é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso município, e para fortalecer e aprimorar a educação e a saúde de forma articulada”, frisou a secretária de Saúde, Roseane Scarpatt.
No ano de 2019 o município contava com somente três escolas municipais vinculadas ao PSE. Neste período, foram realizadas 15 ações com a participação de 564 estudantes. A partir de 2022, com o início do trabalho do GTIM, formado por profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, todas as 52 escolas da Rede Municipal de Ensino foram vinculadas ao programa. No ano de 2023, Aracruz alcançou um total de 503 ações desenvolvidas nas instituições de ensino, contando com a participação de 30.853 estudantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais