Projeto Agente Canino nas Escolas atenderá mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino

Publicado em: 02 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto Agente Canino nas Escolas atenderá mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino

As crianças e adolescentes da rede municipal de ensino já estão sendo contempladas com o Projeto Agente Canino nas Escolas. As ações, que se iniciaram há duas semanas, continuarão até o final do ano letivo, atendendo mais de 3.000 estudantes. A primeira escola em 2025 a receber as orientações dos agentes foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiza Silvina, localizada no bairro Jequitibá, e, nesta quarta-feira (02), foi a vez da Emef Marechal Costa e Silva, localizada no bairro Vila Rica.

O projeto, que é realizado pela Polícia Civil do Espírito Santo (PC/ES), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), foi fundado pelo agente de Polícia Civil e médico veterinário, Jorge Morgado, que faz apresentações dos equipamentos utilizados durante as ações da Polícia, como escudo, capacete e colete balístico. O agente explicou a origem do projeto e como ele poderia ajudar as escolas.

“Quando criei o canil na Polícia Civil em 2011 estávamos na época em que explodiu a Patrulha Canina. Pensei que se levasse um cachorro nas escolas as crianças não esqueceriam. Em 2014 visitei uma escola em Vila Velha, também com a ideia de poder desmistificar essa questão da polícia violenta. Na ocasião, foi um sucesso, e percebi que realmente as crianças ficam eufóricas com o cachorro, e que poderia usar isso como uma ferramenta a mais para ajudar. Fiz o projeto e, em 2023, o institucionalizamos como Agente Canino nas Escolas”, contou.

Os estudantes ainda participam de palestras, e durante a apresentação, há uma conversa interativa e lúdica sobre o respeito ao próximo e a importância dos estudos. Dentre o que é passado para cada aluno, destaque para a cão Acnes, cuja sigla refere-se ao Agente Canino nas Escolas. Com o Acnes, que é um cão farejador, os estudantes ainda aprendem que sempre podem contar com as forças de segurança.

De acordo com a diretora da Emef Marechal Costa e Silva, Roseli Pianca, nesta quarta-feira (02), cerca de 220 alunos tiveram uma oportunidade muito interessante de poder conhecer mais o verdadeiro trabalho da polícia, levando elas a perderem o medo que existe com relação aos policiais. “Só a presença do cachorro aqui já provoca nas crianças o interesse no animal, que transmite o amor, o afeto e a fidelidade. Muitas vezes elas não têm essa relação com o policial pelo medo, e por isso, trazendo essa dicotomia, conseguimos promover uma maior segurança”, ressaltou.

As demais escolas a serem contempladas pelo projeto estão tendo suas datas agendadas. Em maio será a vez da Emef Samoel Costa, no bairro Segatto. “Nosso trabalho aqui é justamente manter a interação e atenção deles, e ao mesmo tempo, passar uma mensagem. Eles conseguem perceber isso de uma forma lúdica”, completou Jorge Morgado.

A professora Fabricia Bravo Conti, que está à frente das ações junto à Polícia Civil, afirma que esta parceria está sendo de extrema importância para os alunos. É um grande privilégio poder receber em nossas escolas o Agente Canino, que vem proporcionando um bate papo interativo,com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, com idades entre cinco a 12 anos, além de atividades lúdicas e reflexões sobre respeito, valores, perspectiva de futuro e a importância dos estudos", destacou.

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: