Projeto “Brincadeiras de Criança” do CMEI Vovó Jandira, em Barra do Riacho, estimula crianças na produção de pinturas e brinquedos

As brincadeiras e experiências são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação infantil e devem nortear as propostas de atividades brincantes, possibilitando um desenvolvimento mais completo e o aprendizado de novas formas de se relacionar, de se comunicar e interagir com diferentes espaços, bem como com outras crianças e adultos.
Dentro dessa perspectiva, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovó Jandira, em Barra do Riacho, está desenvolvendo com seus alunos de um a quatro anos, o projeto “Brincadeira de Crianças”. A ação, que se iniciou em maio deste ano, terá sua culminância no mês de outubro com um grande evento na escola.
O projeto foi idealizado e está sendo desenvolvido pelas professoras Julyane Nunesde Oliveira Auer (Arte), Karla Oliveira Gomes e Silva (Arte) e Andressa Moreira de Assis (Educação Física), com o acompanhamento da pedagoga Louise Oliveira Auer e da diretora Marlen Berteli. As famílias das crianças também têm sido envolvidas durante as ações, participando de algumas etapas da produção de brinquedos.
“Nossas crianças estão tendo a oportunidade de aprender brincando com brinquedos confeccionados por elas, com o auxílio das professoras e auxiliares. Estão sendo produzindo brinquedos como peteca, pipa, pião, bolinha de sabão, carrinho de rolimã, dentre outros. Além disso, está sendo oportunizada às crianças a pintura de telas, inspiradas nas obras do artista Ivan Cruz. É notória a satisfação das crianças em realizar as atividades”, explicou a pedagoga Louise Oliveira Auer.
Antes mesmo da elaboração das artes e brinquedos, o tema “Brincadeirasde crianças” é trabalhado em sala de aula, estimulando a imaginação e a criatividade, pois as obras do artista exibem o universo infantil de forma alegre e colorido, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.
“Acredito que desta forma conseguimos exercitar a criatividade de nossos alunos da educação infantil, pois atividades lúdicas com estas, que estão sendo desenvolvidas no CMEI Vovó Jandira, ajudam e muito na exploração da imaginação, e consequentemente, no desenvolvimento intelectual deles”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"