Projeto “Brincadeiras de Criança” do CMEI Vovó Jandira, em Barra do Riacho, estimula crianças na produção de pinturas e brinquedos
As brincadeiras e experiências são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação infantil e devem nortear as propostas de atividades brincantes, possibilitando um desenvolvimento mais completo e o aprendizado de novas formas de se relacionar, de se comunicar e interagir com diferentes espaços, bem como com outras crianças e adultos.
Dentro dessa perspectiva, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovó Jandira, em Barra do Riacho, está desenvolvendo com seus alunos de um a quatro anos, o projeto “Brincadeira de Crianças”. A ação, que se iniciou em maio deste ano, terá sua culminância no mês de outubro com um grande evento na escola.
O projeto foi idealizado e está sendo desenvolvido pelas professoras Julyane Nunesde Oliveira Auer (Arte), Karla Oliveira Gomes e Silva (Arte) e Andressa Moreira de Assis (Educação Física), com o acompanhamento da pedagoga Louise Oliveira Auer e da diretora Marlen Berteli. As famílias das crianças também têm sido envolvidas durante as ações, participando de algumas etapas da produção de brinquedos.
“Nossas crianças estão tendo a oportunidade de aprender brincando com brinquedos confeccionados por elas, com o auxílio das professoras e auxiliares. Estão sendo produzindo brinquedos como peteca, pipa, pião, bolinha de sabão, carrinho de rolimã, dentre outros. Além disso, está sendo oportunizada às crianças a pintura de telas, inspiradas nas obras do artista Ivan Cruz. É notória a satisfação das crianças em realizar as atividades”, explicou a pedagoga Louise Oliveira Auer.
Antes mesmo da elaboração das artes e brinquedos, o tema “Brincadeirasde crianças” é trabalhado em sala de aula, estimulando a imaginação e a criatividade, pois as obras do artista exibem o universo infantil de forma alegre e colorido, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.
“Acredito que desta forma conseguimos exercitar a criatividade de nossos alunos da educação infantil, pois atividades lúdicas com estas, que estão sendo desenvolvidas no CMEI Vovó Jandira, ajudam e muito na exploração da imaginação, e consequentemente, no desenvolvimento intelectual deles”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento