Projeto Comunidade de Leitores: Estudantes da Rede Municipal de Ensino chegam a ler mais de 50 livros no ano

Se por um lado a média de livros lidos por brasileiros é de quatro por ano, essa realidade é bem diferente em escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracruz. O Projeto Comunidade de Leitores tem incentivado e muito que crianças e adolescentes leiam cada dia mais. É o que aconteceu, por exemplo, com estudantes da Emef Placidino Passos, bairro Polivalente.
José Arthur e Ana Luíza Querino, ambos do 7º D, e Maria Luíza Leite, do 8º A, leram, em média, mais de 50 livros no ano. Eles atribuíram o feito ao incentivo promovido pelo Comunidade de Leitores, projeto este que tem como principal objetivo transformar a escola em um espaço no qual a leitura faça parte da rotina dos alunos de forma prazerosa, não sendo destinado apenas aos educandos, pois envolve também a transformação dos modos de leitura de professores, além de aproximar os demais funcionários da escola, envolver os próprios pais, jovens e adultos da comunidade nesse “clima leitor”.
Na última semana, a escola chegou a promover a culminância do projeto, com espaços devidamente preparados para a exposição de trabalhos e rodas de leituras. “Como se sabe, a leitura é benéfica e pode ser um instrumento fantástico para melhorar e desenvolver habilidades cognitivas, fortalecer a memória, além de proporcionar o enriquecimento do vocabulário do estudante. Nossa escola também investiu na produção e publicação de um livro com fábulas com os alunos do 4°ano e na criação de uma biblioteca virtual (placidinopassos.com/
A escola também promoveu um momento de premiação dos alunos em diversas modalidades, a entre elas, aqueles com 100% de presença, com destaques em leitura, além daqueles com maior número de livros lidos durante o ano de 2024 e das turmas e estudantes dos 2º e 5º anos do ensino fundamental mais bem colocados no Sistema de Avaliação Educar pra Valer (SAEV). “Deixamos aqui os nossos parabéns a eles por tanta dedicação. Desejamos que continuem assim. Agradecemos também aos professores da área de língua portuguesa pelo empenho no desenvolvimento das atividades, bem como à equipe pedagógica pela parceria de sempre”,destacou o diretor Carlos Augusto Galbarino.
As ações de culminância do Projeto Comunidade de Leitores são comuns em todas as escolas da rede, pois se trata de uma iniciativa que proporciona às crianças e adolescentes momentos únicos e enriquecedores de interação com a leitura e a diversidade cultural. Durante o projeto as escolas implementam diversas ações para tornar o universo literário acessível e cativante, envolvendo a comunidade escolar e as famílias.
“Esse projeto foi mais do que uma oportunidade de promover a leitura, foi um caminho para ampliar nosso aprendizado sobre a importância da diversidade cultural e o poder transformador das histórias. Agradecemos a todos os envolvidos que, com dedicação e compromisso, tornaram possível a realização de cada etapa. Seguimos confiantes de que as sementes plantadas por meio deste projeto continuarão a florescer no coração de nossas crianças e em toda a comunidade escolar”, completou a diretora do Cemei Sete Anões, Dilza Rui.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais