Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino

Iniciou nesta terça-feira (13) e prossegue até a próxima sexta-feira (19), o Projeto Estação Brincar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Esta ação é realizada pela companhia teatral Tribu di Arteiros, com produção da Amora Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz.
A primeira escola contemplada foi a Emefi Ybyrapytanga, na aldeia Pau-brasil. Durante o turno matutino as crianças puderam se divertir com o espetáculo “Estação Tac-Tic” e com três workshops de brinquedos sustentáveis. A escola também ganhou uma brinquedoteca. Durante o turno vespertino foi a vez da Emef Placidino Passos, bairro Polivalente, que contou com a mesma programação.
Já nesta quarta-feira (14) será a vez da Emef Ermelinda Giacomin Farina, Praia do Sauê e do Cmei Pequeno Aprendiz, bairro Morobá, que ainda receberão uma oficina para professores. As atividades seguem na Emef Marechal Costa e Silva, Vila Rica e no Cmei Crescer, bairro de Fátima e Pequeno Aprendiz, com uma intervenção artística e entrega da brinquedoteca.
“Durante esses quatro dias, nossas crianças poderão se divertir e aprender muito com apresentações teatrais que têm como foco temas como o brincar, o tempo e a preservação do planeta. A Tribu di Arteiros também desenvolverá workshops para as crianças com criações de brinquedos sustentáveis e bonecos feitos com materiais recicláveis ”, enfatizou a técnica pedagógica da Semed, Lucimara Machado.
As diversões não param por aí, pois cada estudante ainda interage com brinquedos que os estimulam de forma saudável e criativa. Cada brincadeira tem o propósito de oferecer um ambiente criativo, seguro e interativo, o que fomenta a relação dos educandos com a comunidade escolar. “Nossa escola ficou ainda mais acessível e acolhedora, pois conseguimos produzir diferentes brinquedos e recursos nas oficinas com alunos dos 4° e 5⁰ anos, que ajudam a estimular a imaginação. Nossas escolas precisam de movimento, de vida, ou seja, de apresentações culturais e atividades lúdicas que estimulem a imaginação e a vontade de participar”, destacou o diretor da Emef Placidino Passos, Carlos Galbarino.
De acordo com a companhia teatral Tribu di Arteiros, o projeto respeita e valoriza as especificidades culturais das comunidades envolvidas, além de fomentar a coordenação motora, o convívio social e a construção de saberes de forma afetiva.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes