Protagonismo é tema de formação para professores e gestores de Educação Integral do município

Publicado em: 11 de julho de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Protagonismo é tema de formação para professores e gestores de Educação Integral do município


A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o ES Ação, promoveu nesta terça-feira (11), no auditório do Polo UAB, uma Formação em Protagonismo a Professores e Gestores de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino. Ela foi ministrada pela Supervisora do Tempo Integral no estado, Ayone Sossai, sendo o protagonismo uma disciplina da parte diversificada do modelo das Escolas de Educação Integral.

Essa disciplina promove o incentivo e a participação dos estudantes para o desenvolvimento pessoal, além de ajudar no desenvolvimento da capacidade de buscar e apoiar a si mesmo, em vez de esperar que outras pessoas façam isso por eles. “Logo o estudante será capaz de assumir a responsabilidade de suas ações e lidar com as situações do cotidiano. Esse movimento visa contribuir para o desenvolvimento de estudantes mais justos, os quais possam ser agentes de mudança positivas e significativas”, explicou Ayone Sossai.

Guilherme Schroeder Soares, professor de educação física e protagonismo do CMEBTI Esther Santos do Nascimento, destacou como o protagonismo entra como matéria fundamental na vida dos estudantes. “O protagonismo potencializa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz para os alunos uma visão real de como eles terão que lidar com situações que ocorrerão em suas vidas. O protagonismo também busca trabalhar com o estudante os seus sonhos e projetos de vida, onde os mesmos possam começar a dar os primeiros passos em busca da realização do seu sonho”, disse.

Já o professor de inglês e protagonismo Gilliard Silva de Almeida, que também participou da formação, lembrou que trabalhar com protagonismo vai além da questão da aprendizagem. “Mais do que me preocupar em auxiliar na aprendizagem com a transmissão de conhecimento, trabalhar o protagonismo na vida dos estudantes significa contribuir para formação de cidadãos melhores. Cidadania se trabalha em qualquer ambiente, e o protagonismo é um instrumento fundamental para que isso aconteça. Tudo posso, desde que com responsabilidade e compromisso. Essa disciplina faz toda a diferença”, afirmou. 

O protagonismo é um dos princípios educativos que fundamentam o modelo de escola em tempo integral, sendo essa formação ofertada pela parceria da Semed com o ES em Ação uma grande oportunidade para tirar dúvidas dos professores e gestores. “Tivemos a oportunidade de elucidar dúvidas, trocar ideias e enriquecer o fazer pedagógico, refletindo diretamente em nossas aulas e no dia a dia de nossos estudantes”, completou o professor de protagonismo e educação física da EMEFTI Professora Maria Luiza Devens, Thiago Santos Mota.

Compartilhe em suas redes sociais: