Semana da Pessoa com Deficiência debate políticas de inclusão social e direitos

Publicado em: 13 de dezembro de 2022
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Humberto De Marchi
Semana da Pessoa com Deficiência debate políticas de inclusão social e direitos

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) estão promovendo a Semana da Pessoa com Deficiência com diversas atividades, que estão sendo realizadas de 4 a 15 de dezembro, e neste ano traz o tema “Inclusão é direito, diferença não é defeito!”. Nesta segunda-feira (12), na Faculdade Casa do Estudante (Face), as secretárias da Semds, Iohana Kroehling; de Saúde, Rosiane Scarpatt; de Educação, Jenilza Spinassé; a coordenadora-geral de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Nádia Ribeiro Amorim, e a professora de AEE, Karen Mata Santos, participaram de uma mesa redonda. 

O objetivo é conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; fomentar assuntos que incluam a pessoa com deficiência e, discutir as barreiras existentes para acesso a todos; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas públicas que o afetem. 

Com o tema “Capacitismo, Acessibilidade e Ética do Cuidado”, as secretárias realizaram uma discussão coletiva, junto de demais participantes, visando desconstruir paradigmas em busca do modelo social da eficiência. Em Aracruz, 5% da população são pessoas com deficiência (PcDs). No Espírito Santo, 800 mil habitantes possuem algum tipo de deficiência, e em todo o país 45 milhões são declarados PcDs.

“Ainda temos muito o que conquistar, mas promovendo momentos como esse contribuímos para que a sociedade entenda e atue de forma mais igualitária em seus direitos. Além disso, o momento também é essencial para que entendamos que cada um tem suas particularidades, potencialidades e que estamos lidando com histórias de vida. Lutamos para que as pessoas com deficiência tenham o seu espaço na sociedade e conquistem, de fato, os seus direitos”, comentou a conselheira do CMDPD, Alline Siqueira.   

“Debater o tema nos faz refletir sobre as barreiras existentes que limitam ou acabam impedindo o acesso e a participação social da pessoa com deficiência em diversos locais. Esse é um assunto que vem sendo debatido frequentemente pela gestão a fim de que políticas públicas sejam implementadas em benefício do público-alvo. E esse é o nosso objetivo, promover mais inclusão social, provocar compreensões e ampliar a conscientização de atuação do tripé família, sociedade e Estado”, comentou a secretária da Semds, Iohana Kroehling. 

A Semana proporcionou o Cinema Acessível, apresentação musical dos alunos da Pestalozzi, Flash Mob, Todos da Montanha, Fórum e Experiências PcDs. Além disso, na quinta-feira (15), vai realizar um Workshop no Polo UAB, a partir das 8h30. 

Compartilhe em suas redes sociais: