Sinal verde para as rematrículas nas escolas de Aracruz

Começa, na próxima segunda-feira (04/11), o prazo para realização de rematrícula para Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Aracruz. Para garantir agilidade e também comodidade às famílias, a rematrícula poderá ser feita de forma online. Assim, os pais/responsáveis poderão efetuar o processo de qualquer lugar e a qualquer hora, evitando deslocamento até a escola.
As rematrículas poderão ser feitas no período de 04 a 14 de novembro, no Portal do Aluno, no site da prefeitura, por meio do link: http://sge.pma.es.gov.br:8090/portalaluno/. As famílias que não possuem acesso à internet poderão realizar na própria instituição de ensino, das 7h às 17h. Para realização é necessário atualizar os dados cadastrais, atualizar questionário socioeconômico e apresentar declaração da caderneta de vacinação atualizada.
No período de 02 a 30 de dezembro acontecerá o remanejamento dos estudantes da escola a qual está matriculado e que não oferta o grupo ou ano escolar subsequente na rede municipal. A Secretaria de Educação realizará realocação dos estudantes de uma escola para outra obedecendo as prioridades das legislações em vigor.
Já o prazo de matrículas novas será entre 02 e 30 de janeiro de 2025 e para efetivação o responsável legal do estudante deve procurar a instituição de ensino mais próxima a sua residência para realizar o cadastro de solicitação de vagas. Caso não haja vaga disponível deve procurar o Setor de Cadastro Escolar, da Secretaria de Educação, com os documentos listados abaixo.
De acordo com a Secretária de Educação, Jenilza Spinassé, “a rematrícula e o remanejamento dos estudantes são processos de extrema importância para o planejamento das escolas e para assegurar que cada estudante tenha sua vaga garantida no ano letivo seguinte, além de ser um dos momentos importantes na relação entre a família e a escola. A entrega da documentação e a atualização dos contatos das famílias são imprescindíveis para uma comunicação e uma integração mais efetiva”, pontuou.
“A colaboração dos responsáveis é fundamental para a organização do sistema de ensino do município e para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade. É preciso que os pais se atentem porque a renovação da matrícula é muito importante para que seus filhos continuem numa escola assídua, numa escola com dignidade, com respeito aos alunos e pais”, finaliza o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.
Para mais informações e orientações, os interessados podem entrar em contato com a escola onde o estudante está matriculado ou tenha interesse em ingressar na rede municipal.
Documentos necessários para matricula:
- Certidão de nascimento
- CPF do aluno (se não constar na Certidão de Nascimento)
- Declaração de Transferência ou Histórico Escolar
- Documento com o número de Identificação Social (NIS) do estudante
- Comprovante de residência recente (conta de luz)
- Cartão do SUS
- Cartão Bolsa Família (se aplicável)
- Laudo Médico para Educação Especial (se aplicável)
- Declaração de caderneta de vacinação atualizada
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil