Vale recebe licença para construção de viaduto em Barra do Riacho

Na última quinta-feira (14/03/2024), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) concedeu a licença à empresa VALE S.A. para iniciar as obras de construção do viaduto rodoviário sobre a ferrovia na Av. Luiz Cariacica dos Santos, próximo ao acesso à Portocel, em Barra do Riacho, Aracruz/ES. Essa obra, que estava prevista para 2030, foi antecipada devido à demanda da comunidade local e dos trabalhadores da Portocel. A iniciativa contou com diálogos entre o município, a ANTT e a VALE.
O viaduto irá melhorar significativamente a mobilidade urbana para veículos e caminhões na entrada sul de Barra do Riacho, evitando interrupções no acesso ao bairro durante as operações logísticas do Porto, que antes causavam transtornos para a comunidade e para a empresa.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento, José Eduardo, essa obra também contribuirá para a segurança de pedestres e ciclistas, além de impulsionar a competitividade do Portocel, um empreendimento de grande importância para Aracruz e para o Espírito Santo, que está ampliando seu portfólio de produtos além das cargas de celulose.
Para o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, “na análise da Licença Ambiental Única, a comunidade de Barra do Riacho foi ouvida em uma reunião pública e os anseios da comunidade foram atendidos dentro das várias condicionantes a serem implementadas, como a priorização da qualificação e a contratação de mão de obra da comunidade local, e a realização de um estudo de mobilidade de ciclistas e pedestres a ser realizado em 4 anos, a fim de verificar a necessidade de melhorias viárias para esse público”.
A Vale também se comprometeu a executar um Programa de Comunicação Social para manter um canal aberto com a comunidade durante todo o período de obras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio