Arborização e Paisagismo

Arborização Urbana de Aracruz

A Arborização Urbana de Aracruz engloba as operações de poda, plantio, corte e replantio de espécies arbóreas e arbustivas em logradouros públicos do município, regida pelas diretrizes da Lei n.° 3.730 de 21 de Outubro de 2013, tem sua importância estética e proporciona a melhoria da qualidade de vida urbana.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza diariamente atividades de poda, visando garantir a saúde das árvores e minimizar os conflitos com as estruturas e equipamentos urbanos, a fim de proporcionar bem-estar e conforto aos cidadãos. As operações acerca das atividades de arborização seguem as tratativas propostas pelo Manual de Recomendações Técnicas, padronizando os procedimentos quanto aos tipos de intervenções em diferentes cenários (fiação, tubulação, iluminação pública, porte da árvore, entre outros).

O território Municipal é muito extenso, sendo constituído por quarenta e cinco bairros distribuídos em cinco distritos, por estarem distantes entre si são distribuídos em três regiões de atuação (Sede, Interiores e Orla), em que as atividades de arborização seguem o cronograma de atendimento aos bairros, elaborado pela Gerência de Recursos Naturais.

Estratégias voltadas à arborização são consideradas extremamente importantes para o desenvolvimento sustentável das cidades e gerenciamento urbano e proporciona os seguintes benefícios:

• Estabilidade climática;

• Conforto ambiental;

• Melhoria da qualidade do ar;

• Redução da poluição sonora e visual;

• Auxiliar na conservação do ambiente;

• Mitigação dos efeitos de mudanças climáticas;

Poda e Vistoria para Corte de Árvores

Para solicitar a poda ou a supressão de indivíduos arbóreos que se encontram em logradouros públicos, o proprietário do imóvel deve realizar a solicitação de forma online através do Central de Atendimento, e seguir as orientações disponíveis na cartilha “Carta de Serviços”.

Após a solicitação, o cidadão pode acompanhar o processo pelo mesmo portal e a execução do serviço seguirá o Cronograma estabelecido pelo setor responsável. Fique atento para solicitar a poda/supressão com antecedência de 30 (trinta) dias da data prevista para execução do serviço na sua localidade, conforme o cronograma.

Quando da solicitação de supressão de indivíduos arbóreos, o proprietário fica obrigado a realizar plantio compensatório no mesmo local (quando for possível) ou em local indicado pela SEMAM, conforme Resolução COMMA nº 009, de 05 de Janeiro de 2023.

Plantio de Árvores

Por vezes, o plantio de espécies inadequadas e/ou em locais impróprios, utilizando de técnicas incorretas podem trazer inúmeros transtornos aos munícipes e gerar altos custos aos cofres públicos. Espécies de grande porte plantadas em espaços estreitos, próximos à rede elétrica ou redes de drenagem, por exemplo, podem danificar estas estruturas e demandarem intervenções do Poder Público, o que implica gastos.

Pensando nesta questão, a Prefeitura Municipal de Aracruz proíbe todo e qualquer plantio de espécies arbóreas ou arbustivas em logradouro público sem a devida Autorização e Parecer Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), conforme Art. 14 da Lei n.° 3.730/2013.

Assim, os cidadãos interessados em efetuar plantio de espécies arbóreas e arbustivas em logradouro público devem entrar em contato com os técnicos da Gerência de Recursos Naturais da SEMAM que, após vistoria, indicarão as espécies mais adequadas, farão as devidas recomendações e emitirão a autorização para plantio. De posse da autorização, os cidadãos podem contar também com o “Manual de Recomendações e Diretrizes para Plantio de Mudas” para auxiliar na correta implantação.

Paisagismo

O Paisagismo realizado no município de Aracruz tem como papel fundamental propiciar beleza cênica em áreas verdes integradas ao ambiente urbano, bem como fornecer áreas de lazer e recreação para os munícipes.

A SEMAM realiza semanalmente manutenção dos paisagismos em praças, rotatórias e instituições (educacionais, unidades de segurança e saúde pública) visando garantir a sobrevivência e o estabelecimento das espécies implantadas.

As mudas utilizadas para realização do paisagismo no município são produzidas no Viveiro, localizado na Secretaria de Meio Ambiente, e são destinadas para utilização nas praças, rotatórias e vias urbanas.