Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz

Arborização e Paisagismo - SEMAM

Arborização Urbana de Aracruz

A Arborização urbana de Aracruz engloba as operações de poda, plantio, corte e replantio de espécies arbóreas e arbustivas em logradouros públicos do município, regida pelas diretrizes da Lei n.° 3.730 de 2013, tem sua importância estética e proporciona a melhoria da qualidade de vida urbana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz realiza diariamente atividades de poda, visando garantir a saúde das árvores e minimizar os conflitos com as estruturas e equipamentos urbanos, a fim de proporcionar bem estar e conforto aos cidadãos.

As operações acerca das atividades de arborização seguem as tratativas propostas pelo Manual de Recomendações Técnicas, padronizando os procedimentos quanto aos tipos de intervenções em diferentes cenários (fiação, tubulação, iluminação pública, porte da árvore, entre outros).

O Município de Aracruz foi arborizado predominantemente com a espécie “Oitizeiro”, uma árvore de grande porte, que apresenta uma copa densa e raízes agressivas, devido estes motivos necessita de manutenção constante e, em alguns casos, remoção da mesma e substituição por outra de espécie adequada.

O território Municipal é muito extenso, sendo constituído por quarenta e cinco bairros distribuídos em cinco distritos, por estarem distantes entre si são distribuídos em três regiões de atuação (Sede, Interiores e Orla), em que as atividades de arborização seguem o Cronograma de atendimento aos bairros elaborado pela Gerência de Recursos Naturais.

Os pedidos devem ser realizados pelo “Sistema de Pedidos” no site da PMA e serão atendidos conforme a programação pré-estabelecida e informada durante o preenchimento do requerimento.

Poda e Vistoria para Corte de Árvores

SERVIÇOS DE PODA E CORTE DE ÁRVORES SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE
MOTIVO: NECESSIDADE DE AJUSTES CONTRATUAIS.
EM BREVE RETORNAREMOS. CONTAMOS COM A SUA COMPREENSÃO.
Em caso de dúvidas: 3270-7066 (Gerência de Recursos Naturais)

Plantio de Árvores

Por vezes, o plantio de espécies inadequadas e/ou em locais impróprios, utilizando de técnicas incorretas podem trazer inúmeros transtornos aos munícipes e gerar altos custos aos “cofres públicos”. Espécies de grande porte plantadas em espaços estreitos, próximos à rede elétrica ou redes de drenagem, por exemplo, podem danificar estas estruturas e demandarem intervenções do poder público, o que muitas das vezes implica em gastos desnecessários. Pensando nesta questão, a Prefeitura Municipal de Aracruz proíbe todo e qualquer plantio de espécies arbóreas ou arbustivas em logradouro público sem a devida autorização e parecer técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), conforme art. 14 da Lei 3.730/2013 que dispõe sobre a arborização urbana do Município de Aracruz.

Assim, os cidadãos interessados em efetuar plantio de espécies arbóreas e arbustivas em logradouro público devem entrar em contato com os técnicos da Gerência de Recursos Naturais da SEMAM, que após vistoria indicarão a(s) espécie(s) mais adequada(s), farão as devidas recomendações e emitirão a autorização para plantio. De posse da autorização, os cidadãos podem contar também com o “Manual de Recomendações e Diretrizes para Plantio de Mudas” para auxiliar na correta implantação.

Paisagismo

O Paisagismo realizado no município de Aracruz tem como papel fundamental propiciar beleza cênica em áreas verdes integradas ao ambiente urbano, bem como fornecer áreas de lazer e recreação para os munícipes.

A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz realiza semanalmente manutenção dos paisagismos em praças, rotatórias e instituições (educacionais, unidades de segurança e saúde pública) visando garantir a sobrevivência e o estabelecimento das espécies implantadas.

As mudas utilizadas para realização do paisagismo no município são produzidas no Viveiro, localizado na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, e são destinadas apenas para utilização nas praças, rotatórias e vias urbanas.