Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens
Caracterização: O Parque Natural Municipal do Aricanga ocupa uma área de 515 ha e reúne elementos como cobertura vegetal nativa de mata atlântica em diferentes estágios, lagoas, afloramentos rochosos de exuberantes belezas cênicas e grande biodiversidade, o credenciando como uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo. Estudos realizados no local catalogaram 159 espécies de aves e 16 espécies de mamíferos. Entre as espécies de pássaros identificados está o Papagaio-Chauá (Amazona rhodocorytha), inserido na lista mundial de espécies ameaçadas de extinção. As ações legais de proteção do local iniciaram-se com o Decreto Municipal nº 3.059/1988, que criou a Reserva Florestal do Aricanga, posteriormente transformada em Parque Municipal, pela Lei Municipal nº 1.994/1997. Em 2006, foi adequado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação por meio do Decreto Municipal nº 15.429/2006, transformando-se em Parque Natural Municipal. O nome Aricanga é proveniente de uma palmeira muito encontrada na região, que era utilizada para fazer arcos de peneiras de café. No Parque são realizadas atividades de educação ambiental, como palestras e caminhadas monitoradas nas trilhas. São permitidas atividades esportivas como rapel, escalada, parapente, caminhadas nas trilhas e algumas modalidades de bike.
Seu Plano de Manejo foi aprovado pela Portaria SEMAM n.º 01, de 14 de outubro de 2014, publicado na edição n.º 131 do Diário Oficial dos
Municípios – DOM, em 05/11/2014, sendo definido seu Zoneamento e os limites da zona de amortecimento, que foram revisados e publicado por meio do Decreto Municipal nº 43.363 de 13 de janeiro de 2023.
Categoria do Parque: O local está enquadrado na categoria de unidade de conservação que pertence ao grupo de proteção integral, com o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa, recreação e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.
Autorização: Para Obter autorização para visitação, pesquisa, recreação e educação Ambiental, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) com antecedência mínima de 3 dias pelo telefone (27) 3270-7066 ou pelo e-mail: semam.grn@aracruz.es.gov.br. OBS: No caso de visitação em grupos de até 20 pessoas, não é necessário autorização nem prévio agendamento.
Localização/ acesso: O Parque localiza-se a 77 km de Vitória e seu acesso se dá pela Rodovia ES-257, a qual liga Aracruz ao Município de Ibiraçu, distando aproximadamente 7 km da Sede de Aracruz e 5 km de Ibiraçu. A subida até o topo do Parque, pela estrada principal, possui aproximadamente 3 km, podendo ser feita de carro ou a pé. Em um dos pontos mais alto, a 582 metros de altitude, destaca-se a Pedra do Azulão, de onde é possível contemplar belos visuais de toda a região.
Endereço: Rodovia ES-257, Km 07 nº: s/n
Polo: Região Turística do Verde e das águas