Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim

Caracterização: Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê representam a maior área de manguezais por município do estado do Espírito Santo ocupando posição de destaque. O manguezal dos Rios Piraquê Açu - Mirim se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade, têm grande importância para a sociedade local. A reserva vem com o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno. 

Categoria da Unidade de Conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS : área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica SNUC - Art. 20. Categorizado pela Lei Municipal nº 3.739/2013, como “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal” Piraquê Açu - Mirim- RDS.

Informações e autorizações: Para conseguir autorização para visitação, pesquisa, recreação, turismo, educação Ambiental  basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Gerencia de Recursos Naturais  pelo telefone (27) 3270-70 66 ou pelo email:semam.grn@aracruz.es.gov.br 

Localização/ acesso:  Rodovia ES-010 - Santa Cruz, Aracruz / ES  

Cidade: Aracruz - ES